Veículos apreendidos faziam rachas e competições de paredões na Praia de Atalaia, em Luís Correia (PI).
![]() |
| Delegado Evaldo Farias com paredão de som apreendido (Foto ilustrativa) |
A Delegacia do Silêncio, em conjunto com a Companhia de Policiamento Turístico de Luís Correia (Ciptur) e a apoio da Polícia Rodoviária Federal, apreendeu, durante o fim de semana, dois carros de som na orla marítima da praia de Atalaia. Os veículos faziam rachas e competições de paredões com volume acima do permitido para a área.
Os policiais chegaram ao local através de denúncias de moradores que se sentiram incomodados com o barulho dos motores dos carros e o alto som das músicas tocadas nos paredões. As reclamações foram recebidas pelo Pelotão de Policiamento de Trânsito da cidade por volta das 20 horas da noite de sábado (28).
![]() |
Após o teste feito pelos policiais, constatou-se que a frequência sonora dos paredões apreendidos era de 89,9 dB. O valor máximo do volume permitido pela Lei do Silêncio entre as seis horas da manhã e as 22 horas é de 85 decibéis.
Mesmo estando pouco acima do que a lei permite, os carros encontravam-se em área residencial onde a frequência máxima admitida é de 45 dB. Por conta desse agravante os equipamentos foram apreendidos. “Era quase o dobro do que a área onde eles estavam permitia. Fora que eram rachas na orla da praia e isso é terminantemente proibido pelo Código de Trânsito”, explica o titular da Divisão do Silêncio.
Toda a aparelhagem foi retirada dos veículos e levada para o pátio do Detran do litoral. Estima-se que o valor do equipamento, com a TV incluída, passe dos R$ 10 mil. “Nós tivemos que liberar os veículos depois de removidas as caixas de som, afinal, é o meio de transporte do pessoal que estava lá e o nosso foco é aquilo que causa o barulho, não o carro em si”, explica o delegado.
Os proprietários dos veículos foram autuados em flagrante delito e terão sete pontos descontados na Carteira de Habilitação. A multa para este tipo de infração gira em torno dos R$ 500,00.
Edição do Jornal da Parnaíba | Por Maria Clara Estrela/Portal O Dia
»Siga o Jornal da Parnaíba no Twitter
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas


PARABÉNS! É assim q tem q ser.
ResponderExcluirPra isso existe fone de ouvido. Quanto custa pra se consultar com medico de audicao? Sera que os donos dos paredoes vao pagar pela consulta ou pelo aparelho auditivo de cada individuo que perder a audicao. Isso pode se tornar caso de saude publica.
ResponderExcluirEsse delegado devia ir atrás de bandido que ta roubando e matando. Só o que se vê nos jornais de phb são os turistas sendo furtados, esse delegadozinho deveria dar segurança para os visitantes do litoral, prender os marginais e não perseguir os carros de SOM vai procurar o que fazer sr. Delegado.
ResponderExcluirEnfim, a lei faz-se ouvir. Já não era sem tempo. Seria tbm bom que a policia atuasse nas festas noturnas em áreas residenciais tanto em Luiz correia como em qualquer outro lugar. Na Parnaíba a titulo de exemplo quase que não tem semana que não haja festa com ruídos acima dos decibéis permitidos não respeitando o descanso do cidadão. Já por várias vezes depois de jantar no Mirante ao fim de semana e passando pela Av. do Contorno quando regresso a L. Correia o barulho é insuportável para quem passa imagino para quem mora por lá.
ResponderExcluir