quinta-feira, agosto 01, 2013

Novo projeto do porto de Luís Correia já foi encaminhado ao GPAC

Wilson trata do Porto e mobilidade urbana com Miriam Belchior.
Wilson Martins em reunião com Ministra do Planejamento,
em Brasília (Foto:Luciano Ribeiro/Ascom MP)
O governador Wilson Martins reuniu-se nesta quarta-feira (31), em Brasília, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar sobre o porto de Luís Correia e obras de mobilidade urbana em Teresina. A ministra, que coordena o Grupo Gestor do PAC, sinalizou positivamente para a autorização da licitação, dentro do programa, da 1ª etapa do Porto de Luís Correia. Também foram discutidos previamente assuntos que serão abordados durante reunião sobre mobilidade urbana na próxima terça-feira (6), em Brasília, também com a presença de representantes da prefeitura da capital.

O novo projeto do porto de Luís Correia já foi encaminhado ao GPAC e está em uma lista com 14 equipamentos portuários marítimos que têm recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2  (PAC 2) para obras de dragagem, aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso.

Governador Wilson Martins e o ministro dos Portos,
Leônidas Cristino(Foto: Secretaria Especial dos Portos)
A primeira etapa da obra inclui retroárea, acesso sobre o molhe, dragagem e berço. O Porto de Luís Correia será construído como porto de cabotagem (transporte feito por navios nacionais entre portos de um mesmo país).

O governador também tratou sobre o assunto, nesta quarta-feira em Brasília, com o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Leônidas Cristino. Wilson reforçou o caráter estratégico do porto de Luís Correia para o escoamento da produção de grãos e, futuramente, minérios, por exemplo, além de todo o trade logístico que está sendo erguido em suas proximidades, como a Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba e as ferrovias previstas para o Piauí dentro do plano de expansão das ferrovias do Governo Federal, como a que liga Teresina a Luís Correia.

Mobilidade

Wilson Martins e Miriam Belchior também anteciparam alguns dos pontos que serão abordados na próxima terça-feira, às 11h, durante reunião que contará ainda com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Teresina, acerca de mobilidade urbana na capital.

Dentre as prioridades do Governo do Estado nessa área estão a expansão e a melhoria do serviço de metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT). E o Governo do Estado está fazendo o dever de casa. Já estão concluídos, pela Secretaria Estadual dos Transportes, por exemplo, projetos para 1ª e 2ª etapas da revitalização e modernização do sistema existente de metrô de Teresina.

Da redação do Jornal da Parnaíba | Por Vanessa Mendonça
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

2 comentários:

Anônimo disse...

A novela da construção do Porto de Luís Correia
um dia terminará,ou seja,não aguentamos mais essa novela mexicana.O Porto de Luís Correia da-
rá ajuda substancial para escoarmos a nossa pro-
dução de grãos,minérios etc.Assim como será com-
plementado com a contribuição dos outros portos
de Pécem e de Suape,pois o pequeno espaço do
nosso litoral não teria condições de suportar
um movimento marítimo tão intenso.Por fim,não
devemos se esquecer que teremos uma bela marina
que receberá barcos de vários países,trazendo
grande desenvolvimento do turismo,infraestrutu-
ra,saneamento ,limpeza,segurança e um belo urba-
nismo.Avante Piauí!

Anônimo disse...

Se o Porto de Luís Correia vai ser de cabotagem para que servirá a existência da nossa ZPE de Parnaíba,ou seja, é uma verdadeira
atrapalhada essa novela.E,Portanto,parece que nunca terminará!