quinta-feira, agosto 01, 2013

Da Série: Missivos Para Simplício Dias Fane E Férias

Noite salutar de colorido julhal no Complexo
Arquitetônico do Porto das Barcas, em Parnaíba
Recordar é Preciso - Jornal Inovação - Inovação, julho 1979 – 20ª edição.

Caro Fidalgo,
O mês de julho chegou. Diferente dos outros, mas chegou. Trouxe de início aquela roupagem que nos acostumamos a vestir, e sentirmo-nos vaidosos em pertencer a comuna desta tão dissentida Parnaibinha de Nossa Senhora da Graça. Dissentida sim, Sr. Simplício, pois, cá na terrinha, continuam a surgir os objetos explosivos “FANE” (Fatos Abusivos Não Explicáveis) que muito comprometem os que se fizeram líderes políticos e se dizem atuantes representantes do povão deltense, que, tão bem, sabe engabelar-se com as tongas e milongas desses iméritos cabuletês. E, cá pra nós, Simplição - desculpe a expressão – haja saco, maior do que o de São Francisco, para agüentar tanta barra oca.

Mas, a vida continua e nós estamos aqui, no Velho Porto das Barcas, recebendo de volta nossos estudantes em férias, conterrâneos saudosos e turistas simpáticos - entenda-se também, turma da geral com frito e tudo - para mesclaram-se à nossa hospitalidade, aos nossos bares na beira do rio, “Psiu”, “Cabana”, “Pedinho” e “Mário da Coroa” - ao barulho das ondas nas praias de morenas doiradas, e além de tudo, ao encanto e poesia das dunas e água cor de chumbo da romântica Lagoa do Portinho, complementando com muito sol, suor e “capital”, todo o salutar colorido julhal.

Assim, Fidalgo, julho chegou com força total e a praça com nada, a polícia política com tudo e a estudantada apanhada. Por isso aí gente boa, e por esses “FANES” e “FANEQUITOS”, estou te dizendo que julho chegou, mas chegou diferente.

Cordialmente,
                                                                DEPAULA

DESTAQUES DA EDIÇÃO:
Editorial:       Miséria – Julho – Turismo
Reportagens: Tudo Bem, Mas ... ; O Inimigo Público Número Um do Brasil, a Inflação;          Anistia – Maçons Vão Lutar por Irrestritas, Processo no TCE e Desgosto Parnaibano Literatura: Memórias Póstumas de um Vivo Sem Memória – Elmar Carvalho e Parnaíba e Cidade Querida – José Alfredo Lages Gonçalves
Lances: Sugismundo é Parnaibano e Combustível é Racionado em Parnaíba
Evento: Seminário de Prefeitos do Piauí
Cantinho dos Poetas: Alcenor Candeira Filho , H.D.A e Donny Menezes
Família: Planejamento Familiar ou Os Novos Herodes - JBonas
Carta: José de Arimatéia Nogueira Alves – Salvador e José Romeu Lopes da Silva – Rio de Janeiro
Tiragem – 1000 exemplares

Humor:

Por: Vicente de Paula Araújo Silva “Potência” (foto ao lado)
Da redação do Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas

Nenhum comentário: