quinta-feira, setembro 14, 2023

15 homicídios que ocorreram em Parnaíba em 2023, uma das cidades mais perigosas do Brasil em 2022

Triplo homicídio; morte de PM
No 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em julho, foi divulgada a lista das cidades mais violentas do Brasil com base nos índices de criminalidade, especificamente nas Mortes Violentas Intencionais registradas em 2022. A cidade de Parnaíba, localizada no litoral do Piauí, ocupou a 38ª posição nesse ranking preocupante.
Recentemente uma nova onda de violência vem atingindo o munícipio, na última terça-feira (12/09) um policial civil foi morto por um Cabo da PM, já na manhã desta quinta-feira (14/09) três pessoas foram assassinadas e duas baleadas. 
De acordo com os dados, Parnaíba teve uma taxa de 46,3 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes, o que evidencia a gravidade da situação na cidade. Essas informações foram fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, polícias civis, militares e federal, bem como outras fontes oficiais ligadas à segurança pública.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é uma publicação que existe desde 2007 e, a partir de 2011, começou a apresentar dados sobre homicídios. Essa iniciativa é reconhecida como uma ferramenta importante para promover a transparência e prestar contas na área da segurança pública.
Abaixo o 180graus lista 15 homicídios que ocorreram no ano de 2023:
Três indivíduos foram executados na manhã do dia 14 de setembro, e duas pessoas ficaram feridas na cidade de Parnaíba, localizada no litoral do estado do Piauí. A Polícia Militar foi acionada para resguardar a cena do crime. No local, os três corpos foram encontrados na Rua Planalto Monte Cerrado, próxima ao 27º Batalhão da PM.
FOTO: REPRODUÇÃO
Valério de Sousa Caldas Neto é o policial militar suspeito de matar o policial civil Alexsandro, da Polícia Civil do Piauí, no dia 13 de setembro. O crime ocorreu no município de Parnaíba, localizado no litoral do Piauí.
O escrivão, lotado na delegacia da mulher, foi vítima de disparos fatais em uma calçada na madrugada. O suspeito, Valério, se apresentou às autoridades algumas horas depois na central de flagrantes, acompanhado por um oficial da Polícia Militar do Piauí e pelo delegado regional da Polícia Civil. Ele estava portando a arma que foi subtraída de Alexsandro no momento do crime. O Cabo Valério é lotado no 24° batalhão da PM-PI.
FOTO: REPRODUÇÃO
Cabo da PM é preso acusado de assassinar policial civil no Litoral do Piauí
O barbeiro Francisco Willame Sousa Galeno, mais conhecido “Will”, morreu após sofrer uma perfuração de faca no tórax por volta das 13h30 no Bairro Santa Luzia, em Parnaíba (PI). O crime teria sido resultado de um desentendimento no trânsito com o ciclista Herlon Vieira Machado, 22 anos.
FOTO: REPRODUÇÃO
No dia 06 de agosto, Felipe Augusto dos Santos Oliveira, um jovem de 19 anos, que trabalhava como torneiro mecânico, perdeu a vida de forma trágica. Ele foi vítima de um assassinato a tiros na madrugada do referido domingo em Parnaíba. Felipe foi atingido por três disparos, sendo dois deles na cabeça e um nas costas. A trágica história teve início no dia 04 de agosto, quando ele foi baleado na calçada de um estabelecimento comercial localizado na Rua Tamoios, no bairro Pindorama em Parnaíba.
FOTO: REPRODUÇÃO
O corpo de um homem, identificado como Marcio França Araújo Rodrigues, de 45 anos, foi descoberto em uma área de mata na cidade de Ilha Grande, Litoral do Piauí, neste domingo (27/08). A vítima apresentava diversas marcas de golpes de faca.
Autoridades informaram que o corpo aparentemente foi arrastado por cerca de 50 metros até o local onde foi encontrado. De acordo com o subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, major Bernardo, Marcio França era conhecido por ser usuário de drogas e teria sido visto consumindo bebidas alcoólicas em um bar na noite anterior ao crime.
FOTO: REPRODUÇÃO
No dia 18 de maio, dois homicídios chocaram a cidade de Parnaíba, localizada no litoral do Piauí. As vítimas foram identificadas como Antônio Carlos da Silva Duarte, conhecido como "Perneca", e uma mulher.
FOTO: REPRODUÇÃO
No dia 23 de Maio, a Polícia Militar recebeu um chamado relatando que uma pessoa havia sido baleada no bairro São Judas Tadeu, em Parnaíba. Ao chegar ao local indicado, as autoridades policiais depararam-se com um corpo estendido próximo a um depósito. 
FOTO: REPRODUÇÃO
O flanelinha Pedro Borges de Almeida Neto, o Barata, de 32 anos, foi assassinado com tiro no rosto no dia 13 de maio, no bairro Pindorama em Parnaíba. 
FOTO: REPRODUÇÃO
Um duplo homicídio foi registrado no dia 14 de fevereiro, por volta das 17h30, no bairro São Benedito em Parnaíba, litoral do Piauí. Uma mulher foi apontada como responsável pelo disparos. 
FOTO: REPRODUÇÃO
No final da manhã desta terça-feira 04 de julho, um homicídio foi registrado na Avenida Armando Cajubá, antiga 3 de Maio, no bairro Santa Luzia, em Parnaíba litoral do estado.
FOTO: REPRODUÇÃO
Nas primeiras horas do dia 16 de julho, um homem, identificado como Haroldo, foi morto ao reagir a um assalto no bairro Frei Higino. De acordo com informações, ele foi atacado por uma mulher, que usou um gargalho de garrafa para matá-lo. A acusada foi encaminhada para a Central de Flagrantes.
FOTO: REPRODUÇÃO
Um homem identificado como Geovane da Costa Araújo, 30 anos, morreu no dia 03 de abril, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) após ter sido internado, vítima de facadas, em um bar.
FOTO: REPRODUÇÃO
Uma mulher identificada apenas como “Carol” foi assassinada com cerca de tiros de arma de fogo na rua Afonso Pena, bairro Pindorama, em Parnaíba, litoral do Piauí. O crime ocorreu no dia 27 de abril.
FOTO: REPRODUÇÃO
Francisco José dos Santos Andrade, de 55 anos, perdeu a vida trágica ao tentar proteger seu filho durante um assalto em sua residência, localizada na Zona Rural de Parnaíba, no Litoral do Piauí. O crime ocorreu por volta das 12h, durante o horário de almoço.
Segundo informações da Polícia Militar do Piauí, dois criminosos armados invadiram a casa de Francisco, possivelmente procurando por um desafeto. O tenente-coronel Erisvaldo Viana, comandante da PM de Parnaíba, descreveu o crime como premeditado.
FOTO: REPRODUÇÃO
Na madrugada do dia 17 de julho, ocorreu um tiroteio no Beira Rio, cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, resultando na morte de um homem e deixando outro gravemente ferido.


Um comentário:

Francisco Chaves disse...

A pergunta que não quer calar: onde estão os gestores dessa cidade que não efetuam o aumento do efetivo policial e implantam práticas inteligentes no combate ao crime .