quinta-feira, outubro 01, 2020

Região litorânea recebe investimentos da Equatorial Piauí

Até o final do primeiro semestre de 2021, a região norte piauiense terá energia com mais qualidade e segurança com a entrega dos Projetos: Linha 69kV Parnaíba II / Camurupim e Melhorias na Subestação Camurupim. 

A obra atenderá também um dos principais pontos turísticos do litoral, em toda região de Barra Grande e Cajueiro da Praia, favorecendo o crescimento econômico e turístico da região.

A linha de distribuição atual foi construída há cerca de 33 anos, com materiais provenientes de outra linha existente. Por ser construída em postes de concreto e cabo em alumínio, a vida útil da linha fica bastante comprometida, tendo em vista que esse tipo de material se deteriora mais facilmente em condições de alta salinidade, como é o litoral piauiense, provocando perdas técnicas ao longo desse sistema, bem como problemas de aterramento e deterioração do cabo e estruturas de concreto refletido em uma menor qualidade da energia elétrica fornecida.

A instalação do novo circuito 69 kV da Subestação Parnaíba II a Subestação Camurupim, promoverá a regulação do nível de tensão nesse sistema, representando a solução de longo prazo, proporcionando maior confiabilidade ao litoral piauiense. O projeto receberá investimentos de mais de R$ 9,6 milhões e vai beneficiar cerca de 7.300 clientes nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia.

“Mesmo diante de um cenário atípico, como o de 2020, seguimos investindo e melhorando o fornecimento de energia elétrica. A linha que existe atualmente na região foi construída há mais de 30 anos. Vamos levar o que existe de mais moderno e a obra de Camurupim vai beneficiar parte do litoral piauiense e importantes pontos turísticos do estado, como Barra Grande, contribuindo na movimentação da economia”, afirma o diretor de operações da Equatorial Piauí, Cosme Cezário.

A Equatorial Piauí realiza ainda outras obras para qualificar o fornecimento de energia, como o Projeto Ininga, Projeto Palmeirais, nova Linha de Distribuição Teresina/Jockey e a nova Linha de Distribuição Teresina/Altos. As obras beneficiarão piauienses de norte a sul do Estado. Além desses investimentos, outras ações de manutenção estão em andamento.

Mesmo no contexto de pandemia, durante o ano de 2020 já foram entregues importantes obras de melhorias. Quatro subestações já estão em plena operação.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: