sábado, outubro 24, 2020

Cães são resgatados em ônibus que ia para Parnaíba

Foto:PRF -BA

Mais de dez filhotes das raças shih-tzu, chow-chow, dachshund, maltês e pastor foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia nessa sexta-feira (23).

Segundo a PRF, os cachorros, que nasceram há menos de 45 dias, estavam em condições precárias amontoados no bagageiro de um ônibus de transporte de interestadual. O flagrante aconteceu no Km 800 da BR-242, em Barreiras (BA). De acordo com a polícia, os cães estavam sendo transportados para Parnaíba, litoral do Piauí.

Após uma revista no bagageiro do ônibus, os policiais sentiram forte odor característico a urina e fezes e encontraram quatro caixas plásticas que continham dez cães amontoados em situação flagrante de maus-tratos. Mais quatros animais foram resgatados na cabine do motorista.

Segundo a PRF, alguns animais apresentavam cansaço e aparente desidratação. A pelagem dos filhotes estavam cobertos com fezes e urina. Os cães foram embarcados em Brasília (DF) e até Parnaíba enfrentariam quase 40 horas de viagem.

 

O confinamento aglomerado, dificultando a respiração, mobilidade e descanso dos cães, além da higienização precária, da temperatura elevada e falta de alimentação adequada aos filhotes foram algumas das situações identificadas pelos agentes federais.

Não foram apresentados qualquer documentação legal dos animais, como nota fiscal, guia de transporte e comprovação de vacinação.

A situação degradante em que se encontravam os animais se enquadrou no crime de maus tratos de animal doméstico, previsto na Lei Ambiental, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras.

Os filhotes foram entregues aos cuidados provisório de uma entidade que resgata e acolhe animais em situação de maus-tratos e abandono.

 

Izabella Pimentel/ Cidade Verde. Com – Edição: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Unknown disse...

País de merda, isso sim.