terça-feira, setembro 29, 2020

Ilha Grande no litoral piauiense vista de cima

 

O município de Ilha Grande fica no litoral do estado do Piauí e tem uma população estimada em cerca de 9 mil habitantes. É um dos quatro municípios do pequeno litoral do Piauí e o mais setentrional do Estado. 

O Porto dos Tatus com suas marinas, é o ponto turístico mais visitado pelos turistas. É pelo Porto dos Tatus que a grande maioria dos visitantes iniciam o passeio pelo delta do Parnaíba. O local conta com inúmeras chalanas que saem lotadas de turistas para conhecer as ilhas e dunas do Delta. É possível alugar uma pequena lancha para passeios particulares. 

O município possui ainda um Santuário em homenagem à Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí que é bastante visitado, especialmente por religiosos. 

É pelo Porto dos Tatus que os nativos do Delta do Parnaíba escoam sua produção de leite, grãos e pescados além do caranguejo-uçá, o mais famoso do Brasil. 

Restaurante Tempero da Ilha na Marina Delta, no povoado Tatus na Ilha Grande (PI)
As marinas, bares e restaurantes ficam lotados nos finais de semana, muitos vão para realizar o passeio pelos rios do Delta e outros para apreciar a culinária regional, especialmente o caranguejo toc-toc. O restaurante mais procurado para apreciação do caranguejo toc-toc é Bar e Restaurante O Jaime. 

O Bar e Restaurante O Jaime, as margens do Rio Tatus no Porto dos Tatus no município de Ilha Grande, no litoral piauiense é especializado em caranguejo-uça toc-toc.
Vale a pena conhecer também o restaurante Tempero da Ilha na Marina do Delta que conta com um amplo estacionamento e lá você poderá saborear o melhor pastel de camarão dentre outras iguarias. A marina Mateus Portela também é muito visitada. 

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Antonio Alves disse...

Que saudade das gabirobas. Fiquei na dúvida, distância de Teresina a Ilha, 440km, se Parnaíba a Teresina 335km, e mais 9km para Ilha. Total 344km.