domingo, agosto 02, 2020

A lua e seus encantos

Lagoa do Bebedouro, em Parnaíba no litoral piauiense  | Foto: @freitas_santos
Por Socorro Matos*
Ultimamente a lua qual noiva adornada para atrair o noivo quando sai do leito nupcial, tem despertado o interesse de muitas pessoas, inclusive o meu. A beleza com que ela tem aparecido nesses últimos dias tem atraído o nosso olhar. Ou será porque não tínhamos tempo para observá-la visto que a mesma sempre esteve lá e nós é que não dávamos a devida atenção que ela merecia?  Tal como uma esposa de há muito que não é olhada e desejada pelo companheiro de longa data, mas quando se enfeita volta a   atrair o olhar, o desejo, e até o elogio do amado. A lua ao surgir nos fins de tarde com seu brilho atrai olhares e cliques de celulares, todos com intenção de apreciar ou de postar a melhor foto. Certo é que todos de uma forma ou de outra têm se sentido atraídos pela beleza radiante da dama da noite, A LUA. Cientificamente é conhecida como o satélite natural da Terra. Para românticos e poetas tem sido fonte de inspiração para seus amores e versos.

Essa criação perfeita tem exercido verdadeiro fascínio nos seres humanos, muitos acreditam que ela é capaz de influenciar nas marés, na plantação, na colheita, e até no parto dos animais.
Reflexos da lua na lagoa do Bebedouro em Parnaíba, litoral piauiense neste domingo 02 de agosto
Alguns dizem que ela também influencia no comportamento daqueles que têm problemas psiquiátricos, quem nunca ouviu a frase, "fulano é de lua"?? 
Outros, que acreditam no sobrenatural, dizem que é durante a lua cheia que homem se transforma em lobisomem.

Mas deixemos de lado especulações sobre este elemento tão espetacular da natureza que é a lua, só sei que ela atrai a todos com sua beleza e encanto.
Especialmente para mim, a lua é encantamento, beleza, quando olho para o céu e a vejo em qualquer uma de suas fases passo a refletir o quanto devemos agradecer ao Criador por nos proporcionar um espetáculo tão maravilhoso!! 
Socorro Matos na Lagoa do Bebedouro em Parnaíba
*Socorro Matos é professora de Língua Portuguesa com graduação em Letras Português e especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI.  É professora da rede pública estadual e municipal em Parnaíba-PI.
Publicado originalmente no Blog do professor Galas / Edição: Jornal da Parnaíba

2 comentários:

Unknown disse...

Belíssimo texto!!

Parabéns!!

maria leite disse...

linda tanto a lua como a Lagoa