domingo, junho 21, 2020

Projeto vai levar água as escolas da zona rural e acessibilidade

Prefeito Mão Santa determina visita técnica nas escolas municipais para elaboração de projetos do PDDE Água e PDDE Acessibilidade.
Técnicos das Secretarias Municipais de Educação e Infraestrutura, da Prefeitura de Parnaíba, iniciaram as visitas nas Escolas Municipais para analisar e elaborar os Projetos de Acessibilidade e também o projeto de execução do PDDE Água nas escolas de zona rural. As duas primeiras escolas visitadas foram E.M. São Francisco dos Capuchinhos e E.M. Monsenhor Roberto Lopes. Mais de 20 escolas municipais serão beneficiadas com esses projetos. O Secretário Municipal de Educação, Rafael Alves, destaca que os recursos já estão assegurados e nas contas dos conselhos escolares. A Secretária Municipal de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza, disponibilizou a equipe técnica do órgão para acompanhar e elaborar a execução desses projetos.

O PDDE acessibilidade contempla obras de melhorias de acesso à escola por estudantes e profissionais que têm algum tipo de deficiência física, em especial os cadeirantes. Já o PDDE Água é destinado às escolas de zona rural para a execução de obras como reformas de banheiros e cozinha, abastecimento de água na escola com a implantação de poço artesiano, caixa d'água e bomba. Com essas ações, as escolas de zona rural que atualmente são abastecidas regularmente com carro pipa enviado pela Prefeitura de Parnaíba, passarão a contar com seu próprio sistema de abastecimento de água, que beneficiará a comunidade escolar.
O Secretário Rafael Alves informa, ainda, que o técnico do PDDE da Secretaria Municipal de Educação, Rafael Lima, é o responsável em acompanhar e orientar os diretores escolares em relação a elaboração, aplicação e prestação de contas do recurso enviado pelo FNDE. “O valor que cada escola recebe depende do número de alunos matriculados e pode ser aplicado para perfuração de poço artesiano, bomba para puxar água, instalações hidráulicas, filtros elétricos, geladeiras, ou seja, tudo aquilo que vai facilitar o consumo de água, bem como a utilização da mesma em limpeza e ações sanitárias nas escolas da zona rural. Para o PDDE Acessibilidade, as ações são para melhorar o acesso ao espaço escolar para os alunos que têm limitação física, temporária ou permanente. Estamos trabalhando para garantir mais dignidade a todos os estudantes de Parnaíba”, disse.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: