quarta-feira, junho 10, 2020

Guarda Civil de Parnaíba habilitada para obtenção de equipamentos de Segurança Pública junto À SENASP/MJ

A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança conseguiu habilitar a Guarda Civil de Parnaíba junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ), órgão do Ministério da Justiça, a fim de que o município possa pleitear recursos e/ou viaturas, dentre outros equipamentos, a fim de melhorar os serviços da Guarda Civil, reforçando as ações da segurança pública em Parnaíba, que passa ser agora, junto com o município de José de Freitas, os únicos no Estado a conseguirem esta habilitação.

No mês de março do corrente ano, o Secretário de Transporte, Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança, Maurício Machado, designou o guarda civil do município, Fernando Castro, para participar de uma reunião técnica em Teresina, solicitada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública- SENASP.

A reunião se referia a repasses constitucionais não obrigatórios, convênios e repasses fundo a fundo, relacionados à temática da segurança pública. Após a reunião, o município de Parnaíba adotou as providências cabíveis para regulamentar seu reconhecimento pela SENASP para obter recursos para reforçar a segurança pública no município através da GUARDA CIVIL DE PARNAÍBA.

No último relatório emitido pela SENASP/MJ, em 29 de maio de 2020, os únicos municípios do estado PIAUÍ que se enquadravam em todos os critérios técnicos, eram Parnaíba e José de Freitas. Vale ressaltar que o país possui mais de mil guardas municipais, porém, apenas 113 dessas guardas estão regularmente cadastradas.

Com essas providências adotadas pela Secretaria de Transporte, Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança, o prefeito municipal, Mão Santa, vai agilizar tratativas com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que Parnaíba conseguir recursos e/ou viaturas, entre outros equipamentos para a Guarda Civil de Parnaíba, a fim de reforçar a segurança pública em nosso município

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: