sexta-feira, junho 05, 2020

Com apoio da Prefeitura de Parnaíba, Ministério da Saúde inicia pesquisa e testes em população para covid-19

Teve início na manhã desta quinta-feira (4), uma ação promovida pelo Ministério da Saúde, em parceira com a prefeitura de Parnaíba, para a chamada busca ativa de infectados pelo novo coronavírus e pessoas que possam ter contato e não apresentem sintomas.


Pesquisas mostram que cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus sejam assintomáticas, ou seja, não apresentem qualquer sintoma da doença, no entanto a preocupação das autoridades sanitárias é o risco de propagação da doença às pessoas com comorbidades ou em outros grupos de risco, como idosos.



A pesquisa e testagem será realiza em residências de 25 bairros parnaibanos, e, acontece até o próximo sábado (06). A visita é composta da realização de um questionário, seguida de um teste rápido em duas pessoas da casa, caso haja a confirmação do vírus em algum morador, todos os outros também serão testados.


Os pesquisadores possuem equipamentos individuais de proteção e identificação do IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística.
Para Cosme Costa Ferreira Souza, um dos primeiros a realizar o teste, a pesquisa é de suma importância. “acredito que seja um trabalho importante, pela conscientização, pelo exame, e também parar alertar sobre uma doença que é muito perigosa”. Afirmou Cosme.


O resultado do teste rápido demora 15 minutos e, o munícipe fica sabendo imediatamente o resultado. Todos os dados da pesquisa estarão à disposição da Prefeitura de Parnaíba, Ministério da Saúde e, Universidade de Pelotas (RS), responsável pela tabulação dos dados.


Texto / Fotos: Bruno Santana | Edição: Jornal da Parnaíba

3 comentários:

Joelson Seth disse...

Que venha para o conjunto Colina da Alvorada I

Unknown disse...

E quem tá precisando fazer não consegue, a não ser que vá passar à noite no HNSF.

Unknown disse...

Ótimo...