sexta-feira, maio 15, 2020

Escolas municipais de Parnaíba usam tecnologia para manter rotina de aprendizado dos estudantes

Iniciou-se nesta semana nas escolas municipais de Parnaíba, o sistema de aulas não presenciais, obedecendo as normas de distanciamento social e as regras de segurança contra a COVID 19. 
Professores elaborando o planejamento para escolas do município de Parnaíba
Professores e estudantes, com o auxílio de livros didáticos, material de uso pessoal, tecnologias digitais, aplicativos e redes sociais, continuam sua rotina de estudos e aprendizado em suas residências. As escolas, sob a recomendação da SEDUC municipal, colocaram em prática com suas equipes, de acordo com a realidade de cada uma, e as atividades pedagógicas com a orientação dos Professores que enviam os conteúdos e avaliam o desenvolvimento dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
"É determinação do Prefeito Mão Santa que acompanhemos de perto todas as escolas, sempre observando a realidade de cada unidade escolar, orientando em suas dificuldades. O diretor juntamente com sua equipe e baseado nas orientações da secretaria de educação, irão fazer o plano de ação, baseado na realidade escolar. Ressalto ainda que não iremos atingir 100%, mas não podemos ficar de braços cruzados sem fazer nada, e essa interação entre família e escola vai estreitar os laços para um possível retorno presencial em nossas escolas, retorno esse que ainda não sabemos quando acontecerá", afirma o Secretário Municipal de Educação, Rafael Alves. Os professores da Secretaria Municipal de Parnaíba estão em constante planejamento para acompanhar e garantir todo o suporte pedagógico aos alunos parnaibanos.

O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), publicaram no Diário Oficial súmula do Parecer CNE/CP nº 5/2020, discutido em reunião ordinária nos últimos dias 27, 28, 29 e 30 de abril.
Nos termos deste parecer, a Comissão submete ao Conselho Pleno as orientações com vistas a Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. O parecer foi aprovado.
Baseado no parecer do CNE e na resolução 02/2020 do CME/PHB de 07 de maio de 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba publicou uma portaria interna com recomendações e orientações a serem desenvolvidas durante esse período de pandemia e repassou a todas as unidades de ensino, por meio de seus diretores. Vale ressaltar que o documento servirá para futuras cobranças acerca das medidas adotadas pela Secretaria de Educação, nesse momento em que as aulas presenciais não estão acontecendo.

Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020.

Resolução do CME/PHB n° 02/2020 de 07 de maio de 2020.

Portaria interna SEDUC/PHB 02/2020 de 08 de maio de 2020.

Observação: Alunos da rede pública municipal de ensino que aparecem em fotos neste material têm autorização de imagem assinada pelos pais e ou responsáveis para uso da secretaria Municipal de Educação de Parnaíba.

Jornal da Parnaíba com informações da SupCom

Nenhum comentário: