terça-feira, maio 19, 2020

COVID-19: Mais quatro pessoas testam positivas em Parnaíba

A “busca ativa” por pacientes suspeitos do novo coronavírus em Parnaíba no litoral piauiense e tratamento precoce tem dado bons resultados.
Por determinação do prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza – Mão Santa, que em conjunto com a equipe de epidemiologia do município implantou a “busca ativa” por pacientes com suspeita do Covid-19 e o tratamento precoce.

Nesta segunda-feira (18) foram registrados mais quatro casos em Parnaíba que testaram positivo para o novo coronavírus, totalizando 123 pessoas. Entretanto o município vem se destacando pela baixa ocupação de leitos hospitalares de UTI e enfermaria além do elevado número de pessoas recuperadas ou em tratamento domiciliar. Com as medidas adotadas pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde nesta data de 18 de maio o município permanecia sem nenhum paciente em tratamento em UTI e apenas um em tratamento em leito de enfermaria hospitalar.


De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do município de Parnaíba nesta segunda-feira (18), mais quatro pessoa testaram positivas para o novo coronavírurus (Covid-19) nas últimas 24 horas, mas apenas paciente permanecia em tratamento em leito de enfermaria do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Os demais casos estão isoladas recebendo acompanhamento médico em suas residências sem complicações e seguindo o protocolo de Madrid adotado pela equipe de saúde de Parnaíba com sucesso até o momento.

Hospital de Sentinela – Inaugurado nesta segunda-feira (18) já está funcionando no Hospital Nossa Senhora de Fátima o setor ambulatorial e clínico que conta médicos, bioquímicos, enfermeiras, técnicos em laboratório e outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde já estão realizando exames rápidos e testes swabs no hospital, em pacientes encaminhados pelas UBS’s do município, após triagem médica de cada caso. O objetivo é iniciar o tratamento precocemente para evitar o agravamento e o paciente não venha a precisar de internação em UTI.
Os novos números apresentados nesta segunda feira (18): 65 pessoas se encontram em isolamento realizando tratamento com uso preventivo de um coquetel de medicamentos: hidroxicloroquina, azitromicina e zinco. Dependendo do estado clínico do paciente, outras medicações poderão administradas a critério médico ou ser suspendidas qualquer medicação quando o paciente não apresenta sintomas. Aumentou a quantidade de recuperadas que agora saltou para 53 pessoas que já estão aptas para atividades normais. No momento o município tem apenas um paciente internado em leito hospitalar de enfermaria e nenhum em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Infelizmente no decorrer desta guerra contra um inimigo invisível e traiçoeiro já perdemos 4 vítimas para a Covid-19 em Parnaíba.

Para ter acesso aos exames rápidos e swabs, a população que precisar desses serviços deve procurar uma UBS para receber o encaminhamento até o setor no hospital de sentinela. O médico da UBS fará a triagem de cada caso e, dependendo da situação do paciente, o exame será disponibilizado.

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: