domingo, maio 03, 2020

Acidente no litoral mostra que piauienses desrespeitam isolamento e vão às praias

Acidente de trânsito envolvendo quadriciclo e motocicleta aconteceu no último sábado (02) na Praia de Macapá, em Luiz Correia.
Acidente de trânsito na Praia de Macapá, em Luís Correia - Foto: Piaui Hoje
Na praia de Macapá, em Luiz Correia, município situado a 352 quilômetros de Teresina, um homem conduzindo um quadriciclo colidiu contra um motoqueiro na tarde do último sábado (02). O motorista do quadriciclo estava saindo de uma rua de terra que dá acesso à praia, com sinais de embriaguez. Ele foi identificado apenas como Gláucio e foi levado junto com Antônio José, de 37 anos, por uma ambulância do Samu para o pronto socorro da cidade. As informações e imagens foram repassadas ao Piauí Hoje por Claudivam Pereira, de 30 anos, irmão de Antônio.

Na unidade hospitalar, Antônio que teve a sobrancelha cortada, pegou quatro pontos e foi liberado. Já Gláucio, passou mal, sangrando pelo nariz e ouvido, teve de ser transferido para o município de Parnaíba, a 13 quilômetros de Luiz Correia. Retrovisor, bengala, guidão, carenagem da placa e da lateral da moto ficaram comprometidas com o impacto.
Segundo Claudivam, Gláucio mora em Parnaíba, mas estava hospedado em uma pousada em Luiz Correia e frequentando a praia, contrariando assim o decreto municipal publicado em 20 de abril em razão da pandemia do novo Coronavírus.

O decreto estabelece, entre outras medidas, a proibição de veículos, aglomeração de pessoas para fins de turismo e atividades de lazer em ambientes como lagoas, dunas, morros e demais pontos turísticos. Entretanto, Claudivam relata que muito mais pessoas estão descumprindo a lei e que a fiscalização da prefeitura tem falhado.

O que está acontecendo é aglomeração de pessoas tanto na Praia de Maramar como na Praia de Macapá. As casas de veraneio do povoado estão ocupadas, e a maioria são famílias de Teresina, que estão passando a quarentena na praia, e também algumas famílias aproveitaram o feriado para curtir a praia.
"Os quiosques das praias estão fechados, mas o pessoal vem porque tem casa na praia, gente de Parnaíba. Eles [fiscais da prefeitura de Luís Correia] vêm, dão uma passada, mas é mais na parte da manhã e o pessoal [turistas] gosta de vir na parte da tarde. É ruim porque aqui a gente fica em casa, a gente tem família, sabe do momento, do que está acontecendo, mas não estão respeitando", disse Claudivam se referindo à quebra do isolamento social na cidade.

Enquanto a população descumpre as medidas de enfrentamento ao Covid-19, Luiz Correia possui três infectados com a doença, conforme aponta o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. O município de Parnaíba, onde o prefeito Mão Santa é contra a suspensão das atividades comerciais e contra o isolamento, conta tem 27 confirmações e três mortes por coronavírus.

A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura de Luiz Correia para esclarecer a dinâmica da fiscalização quanto ao cumprimento do isolamento social no município. O espaço está aberto a quaisquer esclarecimentos.

Fonte: Piauí Hoje | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: