sábado, abril 04, 2020

Hospital Colônia do Carpina há 89 anos atendendo casos de hanseníase

Hospital Colônia do Carpina, uma referência no tratamento de Hanseníase - Foto PHB Drones
Há 89 anos o Hospital Colônia do Carpina, em Parnaíba, atende os casos de Hanseníase nessa região do Norte do Piaui. O Hospital é uma referência e pioneiro dentro da historia da medicina no Piauí. 

Nas primeiras décadas de funcionamento quando a doença até então chamada de "lepra" e que ainda era incurável e os pacientes precisavam ser isolados da família e dos demais, o hospital atendia pacientes vindos de vários estados do Norte e Nordeste que ficavam em residências formando uma colônia ao redor do hospital para serem tratados. A área de abrangência da colônia deu origem aos atuais bairros Piauí, Dirceu e Frei Higino.

O Hospital Colônia do Carpina em Parnaíba é o único do Piauí autorizado para o tratamento de portadores de Hanseníase com sequelas.

Foi inaugurado em julho de 1931 e oficializado no dia 24 de agosto do mesmo ano. Denominado primeiramente de Hospital São Lázaro, foi renomeado em 1975, quando passou a ser chamado pelo nome atual. O hospital recebia pacientes de todo o Norte e Nordeste.

O Piauí registra mais de 16 mil casos da doença entre pacientes curados e ainda em tratamento.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: