sábado, março 21, 2020

UFDPar deve iniciar os testes para Covid-19 já a partir da próxima semana

O laboratório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), localizado no município de Parnaíba, no Litoral do Piauí, vai passar a realizar os testes para a Covid-19 a partir da próxima semana. Na cidade, 7 casos suspeitos de novo coronavírus já foram notificados, segundo o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Dentre eles, cinco estão em investigação e dois foram descartados
O objetivo da realização dos testes em Parnaíba é diminuir a demanda no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) que, desde essa quinta-feira (19), passou a realizar os testes para a Covid-19. A ideia partiu de um diálogo entre as unidades de saúde da rede estadual, municipal com o comitê responsável no combate ao novo coronavírus na cidade.

Conforme a assessoria de comunicação do HEDA, as pessoas que apresentarem os sintomas e tiverem a necessidade de realizar o exame terão que se dirigir até o hospital. O material será coletado e encaminhado ao laboratório. O intuito é atender a população de Parnaíba e região.

Para começar a realização dos testes no laboratório da universidade, depende ainda da aquisição de materiais e do treinamento dos profissionais de saúde. (G1/PI)

EM TEMPO: A ideia partiu de um diálogo entre as unidades de saúde da rede municipal e seu comitê responsável no combate ao novo coronavírus na cidade, criado pelo Prefeito Mão Santa e pela rede estadual.

Edição: Klise Medeiros/Jornal da Parnaíba com informações do Blog do B Silva

Nenhum comentário: