quinta-feira, março 12, 2020

Escolas municipais de Parnaíba passam a contar com quadro acrílico

A prefeitura de Parnaíba deu início a instalação de quadros acrílicos em todas as Escolas Municipais em substituição aos antigos quadros negros.
A determinação foi do prefeito Francisco de Assis de Moraes Sousa (Mão Santa) que ao longo de sua gestão, vem equipando e estruturando as escolas, dando uma melhor condição de trabalho aos docentes e um melhor ambiente escolar para o desenvolvimento de nossos alunos. Além do quadro acrílico as escolas receberão também os pincéis. 
Com esta medida a prefeitura, através da Secretaria de Educação (Seduc), visa acabar com o uso do giz e quadro negro nas salas de aula. Especialistas em alergia e imunologia associam o uso do giz escolar com diversas doenças respiratórias que acometem uma grande parte dos professores do mundo todo. 
Inclusive, reações extremas ao pó de giz das lousas tradicionais são comuns em pessoas que já são alérgicas a poeira, ácaros, ou que sofrem de incômodos respiratórios naturalmente, como a rinite e a asma, por exemplo. Portanto podendo afetar não só aos mestres mas também aos alunos.
Giz usando nas lousas tradicionais.
A reivindicação dos professores por uma solução da questão é antiga. Não é de hoje que esses problemas de saúde foram apontados e tem o pó do giz como maior causador. Essa é uma briga muito conhecida pelos órgãos responsáveis pela educação brasileira: Professores x Pó de Giz. Felizmente agora essa antiga reivindicação dos mestres terá solução em Parnaíba.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: