terça-feira, outubro 22, 2019

Litoral do Piauí mantém alerta sobre manchas de óleo e prefeituras fazem limpeza

Equipes da Semar (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e as  prefeituras das cidades de Parnaíba, Luiz Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia fazem monitoramento e limpeza das áreas atingidas pelo derramamento de óleo nas praias do litoral.

Piauí registra mancha de óleo de 100 quilos. Relatório da Semar encontrou contaminação de óleo na Pedra do Sal, em Parnaíba, além do Coqueiro e Peito de Moça, em Luís Correia Um dos locais com maior dificuldade de remoção do material é na praia do Coqueiro, em Luiz Correia.

No Piauí, seis praias registraram manchas do petróleo cru e voluntários e equipes  estão trabalhando para a remoção do óleo. As praias afetadas são Pedra do Sal, Atalaia, Arrombado, Peito de Moça, Coqueiro e Cajueiro da Praia.
Desde o aparecimento das manchas de petróleo, 11 tartarugas foram encontradas mortas, sendo que duas, após necropsia, apresentaram manchas de óleo no intestino.

Nenhuma praia do Piauí foi interditada. Há manchas isoladas e há uma semana não há novos registros de manchas.

Waneska Vasconcelos, que trabalha na fiscalização pela Semar, informou que a prefeitura de Ilha Grande, mesmo sem aparecimento das manchas, faz monitoramento.
"Estamos todos em alerta para qualquer eventualidade. As prefeituras farão a limpeza dos locais e a Semar fará o treinamento das pessoas para a retirada do material. Até agora não registramos nenhum ponto novo", disse Waneska Vasconcelos. 

Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, informou nesta segunda-feira (21) que não foram encontrados novos animais oleadas (com vestígios de petróleo cru) nos últimos dias. Apenas duas tartarugas foram localizadas com manchas no intestino nas praias de Barro Preto e Peito de Moça, em Luiz Correia.

"A situação continua estável. A maré leva e traz as manchas de óleos em locais isolados e vários pontos não é possível perceber as manchas", disse a vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município de Parnaíba, Edrivandro Barros, informou que dois pontos na Pedra do Sal serão priorizados. Ele disse ainda que o prefeito Mão Santa designou uma comissão para trabalhar o monitoramento e limpeza da praia.

"Vamos chamar também equipe da UFDPar, escoteiro e o Exército", disse Edrivandro Barros.

Por Yala Sena/Cidade Verde | Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: