quarta-feira, outubro 30, 2019

Codevasf conclui série de encontros sobre cadeia produtiva da aquicultura no Norte do Piauí

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove, na quinta-feira, dia 31, o encerramento do ciclo de palestras voltadas para a cadeia produtiva da aquicultura no Norte do Piauí. Serão abordados temas sobre a importância da alimentação para melhoria na produção de tilápia e biosseguridade na piscicultura. O evento será no Auditório Leste da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Parnaíba, das 13h50 às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/aquapi07/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3322-4034.

Para o último encontro da série de palestras foram convidados o engenheiro de pesca Luís Henrique Lins, consultor técnico do Grupo de Rações Aquavita, que irá abordar o tema “Melhorando resultados na produção de tilápias através da forma de alimentar” e Thiago Fernandes Alves Silva, professor de Engenharia de Pesca da UFPI, que irá falar sobre “Manejo preventivo e biosseguridade na aquicultura”.
A promoção do encontro conta com a parceria da UFPI, Secretaria da Pesca e Aquicultura de Luís Correia, Prefeitura de Caxingó, Prefeitura de Ilha Grande e empresas de insumos, materiais e equipamentos.

Integração e desenvolvimento
A realização do evento faz parte da proposta da Codevasf de integrar as entidades públicas e privadas, empresas e produtores da cadeia produtiva da aquicultura no Norte do Piauí por meio de encontros mensais que acontecem desde março.

“A piscicultura tem como um dos seus principais focos a mobilização da classe técnica e dos produtores, a partir dos quais serão determinados o planejamento, a execução e a gestão de riscos. A Codevasf, como indutora do desenvolvimento, tem fomentado ações de extrema relevância nessa cadeia, vislumbrando não somente o momento atual, mas também o planejamento a médio e longo prazo, ressaltando ser esta uma ação contínua e gradual”, explica o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra.

De acordo com a avaliação do chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba, Rafson Varela dos Santos, que coordena os eventos, a proposta inicial das reuniões dos elos da cadeia produtiva da aquicultura no Norte do Piauí foi atingida. “Isso proporcionou uma integração e interação desses elos da cadeia da aquicultura, a partir de encontros mensais, onde foram tratados temas relevantes, pertinentes às atividades da cadeia produtiva”, explica.
INFORME PUBLICITÁRIO
O público total das seis primeiras reuniões foi de 422 participantes dos mais diversos segmentos da cadeia produtiva da aquicultura. Foram 14 palestras abordando temas como vacinas autógenas para tilápias, produção de peixes com eficiência, técnicas de manejo e metodologias de produção para o policultivo de camarão com tilápia e outros assuntos.

Para os participantes, os encontros têm sido de grande importância para o desenvolvimento do setor. “Os eventos são muito importantes para nossa aprendizagem, pois muitos piscicultores não têm conhecimento técnico. Nas reuniões, foram apresentadas muitas informações para melhoria e crescimento de nosso trabalho, como manejo, insumos, vendas e vários tipos de doenças que podem prejudicar um projeto de piscicultura. A Codevasf está de parabéns por proporcionar essas reuniões técnicas para nós piscicultores, estudantes de engenharia de pesca, dentre outros”, avalia o produtor Mateus Ribeiro Machado, tesoureiro da Associação de piscicultores de Caxingó (PI). 

SERVIÇO:
Elos da Cadeia Produtiva da Aquicultura no Norte do Piauí
DATA: 31 de outubro
HORÁRIO: 13h50 às 17h
LOCAL: Auditório Leste da UFPI – Campus Parnaíba
PALESTRAS:
- “Melhorando resultados na produção de tilápias através da forma de alimentar” - Luis Henrique Lins, consultor técnico do Grupo de Rações Aquavita
- “Manejo preventivo e biosseguridade na aquicultura” - Thiago Fernandes Alves Silva, professor de Engenharia de Pesca da UFPI
Informações: (86) 3322-4034

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: