terça-feira, setembro 17, 2019

Prefeito Mão Santa inaugura reservatório pluviométrico no Bairro Planalto

Obra irá acabar com alagamento no trecho da Avenida João Baptista Figueiredo (em frente ao comercial Evandro).
Foi inaugurado na tarde deste sábado (14), o primeiro piscinão projetado da cidade de Parnaíba. A obra, realizada pela Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura é a primeira em décadas construída para de forma definitiva conter alagamento em trechos urbanos na cidade.
Diferente dos chamados piscinões 1 e 2, localizados nos Bairros Piauí e Frei Higino respectivamente, o novo reservatório de captação de águas pluviométricas foi construído totalmente com paredes de contenção em concreto e profundidade de 5,2 metros, que receberá as águas provenientes do trecho mais baixo da Avenida João Baptista Figueiredo (antiga João Silva Filho) que causava transtorno a moradores da região. 
Segundo o engenheiro da Seinfra Rubens Ferreira, a obra funciona como uma bacia de contenção, coletando a água da avenida que será infiltrada no solo aos poucos. 
No entanto, caso haja uma quantidade maior de água captada, a obra está com marcações de níveis de transbordamento, o que acionaria equipes da defesa civil e Seinfra para de imediato realizar a retirada do excesso de água através de caminhões pipa.
Um projeto similar deverá ser iniciado em breve pela prefeitura de Parnaíba nos Bairros Piauí e Frei Higino, os quais possuem alguns agravantes, como a distância entre as duas unidades coletoras de águas pluviométricas, o improviso na construção das mesmas e, os obstáculos para construção de novos canais para escoamento dessas águas.
Texto/Fotos: Bruno Santana | Edição: José Wilson / Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: