terça-feira, setembro 24, 2019

Mancha de óleo atinge animais marinho do Delta do Parnaíba

Tartaruga morre ao ser atingida por mancha de óleo escuro em ilha do Delta do Parnaíba.
Tartaruga morre ao ser atingida por mancha óleo no Delta do Parnaíba
Em vídeo, surfista mostra tartaruga morta por óleo na Ilha dos Poldros. Material foi coletado para análise. Manchas escuras foram encontradas em praias do Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Manchas escuras foram registradas pela coordenação de emergência ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) na Ilha dos Poldros, localizada no Delta do rio Parnaíba. O material, um óleo escuro, foi encontrado também em praias do Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Um vídeo registrado por um surfista na Ilha dos Poldros mostra várias manchas espalhadas pela areia da praia. Em um momento do vídeo, o surfista mostra uma tartaruga morta coberta pelo óleo. A região, de divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, é bastante visitada por turistas.

Uma operação realizada entre a Capitania dos Portos e o Ibama do Maranhão e do Piauí, com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, foi montada ainda para fazer a coleta do material. As amostras coletadas serão envidas para análise, a ser feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado em Arraial do cabo-RJ, organização militar da Marinha do Brasil.

O chefe da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, Daniel Castro, disse em entrevista ao G1 que o material passará por uma análise chamada “cromatografia”, que deve determinar a origem da mancha. “Com esse teste podemos chegar até a empresa que seria responsável por esse material”, disse.

“O vazamento de óleo tem um risco potencial enorme, ainda mais em áreas sensíveis como o Delta do Parnaíba. Mas para teremos uma análise precisa dos riscos quando tivermos certeza do tamanho desse vazamento”, disse Daniel.
O biólogo alerta ainda para que caso alguém encontre uma tartaruga banhada de óleo ainda com vida que não o devolva para o mar: os animais devem ser encaminhados para um veterinário, para que fique um período de cuidados especiais e quarentena antes de voltarem à natureza.
Leia abaixo a nota da Capitania dos Portos do Piauí sobre o ocorrido:A Marinha do Brasil por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval participa que tomou conhecimento, por intermédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Maranhão, do aparecimento de mancha de óleo na Ilha dos Poldros, município de Araioses-MA, localizada na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba. Tempestivamente foram realizadas ações de cooperação entre esta capitania, a Capitania dos Portos do Maranhão, já que o local encontra-se dentro da área de Jurisdição daquela Capitania dos Portos, o IBAMA Maranhão, o IBAMA Piauí e o Corpo de Bombeiros do DF, com o emprego de embarcações e militares com conhecimento de navegação local para cooperar com a coleta de amostras do óleo para análise. A amostra coletada será enviada para análise pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado em Arraial do cabo-RJ, organização militar da Marinha do Brasil, após o resultado da análise será possível descobrir qual a origem destas manchas de óleo, que já vem aparecendo em todo o litoral nordestino.

Por Andrê Nascimento e Catarina Costa/G1
Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Kleber disse...

https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/ibama-cobra-explicacoes-da-shell-sobre-barris-encontrados,8f7a3cf9f7587c974acdd26d81cd08c55p7otow3.html