sexta-feira, agosto 02, 2019

Escolas Municipais: Tudo pronto para o início do 2º semestre segunda-feira(5)

A Secretaria Municipal de Educação já tomou todas as providências para que as aulas do segundo semestre de 2019 sejam iniciadas na segunda-feira, dia 5 de agosto. A informação é do secretário Rafael Alves, que tranquilizou pais de alunos quanto ao retorno das atividades escolares.
“Estamos fazendo a formação com o pessoal administrativo da secretaria, com merendeiras, zeladores e secretários. Estamos passando as informações de como vamos preceder no segundo semestre. Semana passada, realizamos uma reunião com os diretores das escolas e já orientando a todos sobre o lanche, transporte escolar e administrativo”, frisou o secretário, destacando que nesta quinta-feira (1º) vai acontecer uma formação com professores, que se estenderá até sexta-feira.

Na avaliação do secretário o primeiro semestre foi bem tranquilo em relação às demandas que a Secretaria teve, “mesmo com algumas dificuldades com relação à troca de secretário, porém, tudo foi superado e nada afetou o aprendizado das crianças”.
Com relação ao transporte escolar, Rafael disse que, apesar dos investimentos da prefeitura, na aquisição de novos ônibus, “a quantidade que temos não resolve o problema. A prefeitura, por determinação do prefeito Mão Santa adquiriu 2 ônibus novos e há a previsão de chegar mais 1 até final de agosto para ser incorporado à frota. E assim, ficaremos com 20 ônibus, porque já existiam  alguns das gestões passadas que estão sucateados e que constantemente estão passando por manutenção”, pontuou.


 Os problemas com o transporte escolar se deve também ao fato dos alunos do estado continuarem sendo transportados para suas escolas pelo município, porque o governo do Estado não dispõe de transporte escolar em Parnaíba. “Hoje 60% dos alunos que utilizam o transporte do município são alunos do estado, tanto na rota rural como urbana. Isso sobrecarrega nossos ônibus porque não temos uma contrapartida por parte do estado. Quando nossos ônibus quebram, uma rota fica fora do trajeto porque ainda não temos ônibus reserva, mas nossa previsão agora é deixar pelo menos dois ônibus de reserva para esses casos”.

O secretário esclareceu ainda ao blogdobsilva sobre denúncias de alguns blogs a respeito dos uniformes escolares. Ele disse que todas as providências já foram tomadas. “Já foi feita a entrega de todos os uniformes da educação infantil e o ensino fundamental será entregue agora em agosto, porque estamos aguardando a entrega da outra parte, mas já chegaram 5 mil uniformes”, explicou Rafael.

A merenda escolar foi outro ponto abordado. “A merenda foi entregue no primeiro semestre de forma tranquila e foi entregue em todas as escolas. Quanto à qualidade, alguns estranham porque antigamente, na hora da merenda, era servido não uma merenda, mas um verdadeiro almoço. Como tivemos problema financeiro fizemos um cardápio com lanche, mas estamos preparando para o segundo semestre um novo cardápio, para suprir as necessidades das crianças”.

Finalizando o secretário disse que as escolas municipais já estão todas organizadas para os desfiles cívicos do aniversário da cidade, que foram transferidos do dia 14 para o dia 13, no Centro Cívico. Este ano as 12 escolas do município vão homenagear o parnaibano e ex-ministro João Paulo dos Reis Veloso, recentemente falecido.

Por: Camila Neto e Bernardo Silva/Blog do B Silva | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: