terça-feira, junho 25, 2019

Piauí permanece no “Serasa” e impedido de receber recursos federais

Nesta condição o Piauí fica sem poder receber recursos federais de convênios e impedido de receber financiamentos.
Henrique Pires (MDB) alertou a situação na Assembleia
O Piauí segue no Cauac (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias). Na semana passada o Estado permanecia nessa espécie de  SPC-Serasa do governo federal, por 3 pendências. A informação é do jornalista Arimateia Azevedo, em sua coluna de ontem (24) no Poralaz.

De acordo com o colunista, as pendências que mantém o Piauí no Cauac são: não estar regular quanto à prestação de contas dos recursos federais recebidos anteriormente; o não encaminhamento do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) à Secretaria do Tesouro Nacional e não ter aplicado o mínimo em educação.

Nessa condição o Piauí vai ficando sem recursos federais de convênios e impedido de receber financiamentos, como o famoso Finisa, o empréstimo da Caixa Econômica Federal para o financiamento de obras de infraestrutura.

Aliás, na semana passada o deputado estadual governista, Henrique Pires, do MDB, alertou na Assembleia que somente dentro da Fundespi (Fundação dos Esportes), podem ser pedidos recursos de 22 convênios. O alerta de Henrique Pires é algo para se pensar, pois segundo o deputado estadual, esgota-se no final do mês o prazo para que sejam prorrogados, pelo governo federal, os convênios em curso. Se isso não for feito, o Piauí perderá uma fortuna.

Esses convênios estão em uma rubrica de Restos a Pagar ((RAPs), despesas empenhadas mas não pagas até 31 de dezembro de cada ano. Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional, o valor total de RAPs relacionados às transferências de recursos da União aos Municípios pendentes de realização ultrapassa a R$ 33,77 bilhões, no início de 2019.

Por Bernardo Silva | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: