domingo, maio 12, 2019

Sem reajuste salarial, professores da rede estadual ameaçam greve

Professores da rede estadual de ensino estarão reunidos em assembleia marcada para acontecer no próximo dia 23. No encontro a categoria irá definir indicativo de greve.
Os docentes cobram do executivo estadual a promoção de reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. Se até a data do encontro as reivindicações não forem atendidas, “a categoria poderá aprovar a greve por tempo indeterminando”, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI).

A assembleia geral acontecerá no Clube do Sinte, com início às 9h30.

O reajuste salarial da classe será debatido Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) em audiência pública que ocorrerá nessa segunda-feira (13), a partir das 9h. Ao solicitar a reunião, o Sinte alegou que o Governo está negando aumento aos professores justificando a notificação de alerta do TCE-PI informando que o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal foi ultrapassado.

O TCE-PI alertou, em fevereiro deste ano, via ofício, que o Governo do Estado atingiu 48,52% da receita no terceiro semestre de 2018, considerado o limite prudencial. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina como 49% da receita corrente líquida o limite máximo que os Estados podem gastar com pessoal.

Nos dois primeiros quadrimestres de 2018 o Estado já havia atingido o limite de alerta da LRF e também foi notificado pelo TCE-PI.

“Informamos que o Estado do Piauí já paga aos professores acima do piso salarial do magistério, e, por conta dos limites legais da LRF, o governo não pode conceder nenhum tipo de aumento salarial neste momento, para nenhuma categoria. Quanto à ameaça de greve, esperamos que não se concretize, principalmente por conta dos prejuízos causados aos alunos e familiares”, afirmou o secretário estadual de Administração, Ricardo Pontes, via assessoria de comunicação, ao Portal AZ.

Antes da audiência no TCE, nessa quarta-feira (15), docentes do Estado realizarão mobilização em protesto contra medidas atuais adotadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), como os recentes cortes de investimentos na educação básica e superior.

Fonte: PortalAZ | Jornal da Parnaíba
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região

Nenhum comentário: