sábado, maio 25, 2019

Encontro temático debate sobre a violência contra mulher em Parnaíba

Palestra sobre violência contra a mulher marca evento em Parnaíba 
Com o objetivo de divulgar mais informações sobre crimes de violência contra a mulher, bem como buscar alternativas para combatê-los, alunos e professores do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram nesta quinta (23/05) o I Encontro Temático – Enfrentando a Violência Contra a Mulher, no auditório do campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba. O evento teve cerca de 270 inscritos. 

Durante toda programação foram realizados debates e explicações sobre a temática. Cinco profissionais de diferentes segmentos sociais palestraram sobre suas experiências envolvendo a violência contra a mulher nos aspectos: moral, psicológico e patrimonial. Além disso, o feminicídio foi abordado pela questão física. 
Público presente no evento
Uma das palestrantes é a Psicóloga e Advogada, Rachel Rodrigues, em sua fala, ela evidencia que a violência contra mulher é fruto de uma questão de construção sócio-histórica.”É imprescindível abrir espaços de debates na medida em que esse tipo de violência encontra-se enraizado no senso comum. É através de debates críticos voltados ao público feminino que conseguimos quebrar os paradigmas presentes na nossa sociedade, traçando novos horizontes para o gênero feminino”, explicou. 

Outra mulher presente no evento foi a Presidente da Subcomissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Parnaíba, Dra. Germana Barros. Para ela, além de levar conhecimento sobre as leis, o evento buscou evidenciar as melhorias no sistema de proteção, bem como das demais políticas públicas de enfrentamento a violência. “Muitas ideias boas surgem nesses diálogos. Nosso objetivo é que cada vez mais as mulheres se sintam confiantes em saber que não estão sozinhas. Na minha fala procurei evidenciar os tipos de violência que o público feminino sofre dentro e fora de casa”, destacou.

Segundo a aluna do curso de Direito da UESPI e organizadora do encontro, Ana Paula Almeida, um dos momentos marcantes do evento foi o depoimentos de mulheres presentes que já foram vítimas de agressão. “As expectativas foram superadas. A participação do público masculino foi surpreendente, bem como a interação do público feminino com as palestrantes. No momento das conversas, as palestrantes proporcionaram conhecimento ao público, enriquecendo o debate com depoimentos e questionamentos instigantes”, disse a estudante. 

Além delas, estiveram presentes no evento a Gestora Operacional do Núcleo de Enfrentamento a Violência Doméstica em Parnaíba, Dra. Maria das Neves; a Psicóloga e Técnica de referência do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Thesca Veras. A Defensora Pública do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica de Parnaíba, Dra. Ellen Carla Gomes marcou presença no evento. 

Por Arnaldo Alves | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: