sábado, maio 18, 2019

Central de Flagrantes de Parnaíba fica sem escrivão durante plantão, denuncia delegado

Segundo os sindicatos dos Policiais Civis (Sinpolpi) e dos delegados (Sindepol), a falta de profissionais dentro da Polícia Civil é uma realidade constante em todas as delegacias do estado.
Central de Flagrantes de Parnaíba — Foto: Kairo Amaral/ TV Clube
A Central de Flagrantes de Parnaíba, Litoral do Piauí, ficou sem escrivão para o registro do boletim de ocorrência, de acordo com o delegado João Rodrigo Luna. A situação aconteceu na quarta-feira (15), mas os sindicatos dos Policiais Civis (Sinpolpi) e dos delegados (Sindepol) relataram ao G1 que a falta de profissionais é uma realidade constante em todas as delegacias do estado.

Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SPP) comunicou que não há falta de policiais no município citado pela denúncia e que todos os procedimentos que chegam à Central de Flagrantes de Parnaíba são realizados conforme determina a lei vigente.
Delegado João Rodrigo Luna — Foto: Kairo Amaral/TV Clube
"O plantão encerrou sem nenhum escrivão ou policial que tomasse a termo os depoimentos", informou o delegado João Rodrigo Luna, sobre uma ocorrência de ameaça e dano com base na Lei Maria da Penha.
"Mesmo assim consegui autuar o suspeito, que, sob efeito de drogas tentou extorquir dinheiro da mãe, uma idosa de 76 anos com graves problemas de saúde, quebrando a casa e ameaçando a senhora", completou o delegado.

O presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, afirmou que o efetivo policial é pequeno e isso faz com que os profissionais desviem de suas funções. "Cada cargo tem suas atribuições definidas em lei e hoje nós temos vários agentes de polícia atuando como escrivães e o sindicato condena essa prática", explicou.
Segundo o delegado Higgo Martins, presidente do Sindepol, o desvio de função dificulta o trabalho da polícia. "Na ausência do escrivão, por exemplo, o delegado ou o agente de polícia acabam assumindo e todas essas divisões têm importância para a condução das investigações e dos trabalhos dentro da Polícia Civil", pontuou.

Leia a nota da SSP:
"A Delegacia Geral de Polícia Civil informa que não procede a informação de falta de policiais em Parnaíba estando lotados naquela cidade: 06 (seis) Delegados, 07 (sete) Escrivães e 53 (cinquenta e três) Agentes de Polícia. Destes, estão fixos na Central de Flagrantes de PHB, 01( um) DPCs, 04 (quatro) EPCs e 12 (doze) APCs, devendo todos os demais policiais tirarem plantões mensais na central em escalas de apoio como forma de fazer jus ao recebimento de adicionais extra e noturno ao final do mês. Acrescenta que todos os procedimentos que chegam aquela central são realizados conforme determina a lei vigente."
Por Lucas Marreiros/G1 | Edição: Jornal da Parnaíba
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região

Nenhum comentário: