sexta-feira, abril 12, 2019

Você também pode ajudar a evitar os alagamentos!

Sabia que você pode ajudar a minimizar alagamentos?
Não é à toa que todo início de ano vemos nos telejornais imagens bem impressionantes de carros sendo arrastados pela água, pessoas tentando chegar a suas casas ou sair delas, levando apenas o pouco que consegue salvar. Isso quando não estamos lá, bem no meio da enchente!

Os alagamentos acontecem porque, nesse período, o volume das chuvas é muito grande. Mas não é só por isso! Esse caos no trânsito e nas cidades todo o país tem uma forte relação com as nossas atitudes, sabia?


É isso mesmo! De acordo com os especialistas, as principais causas para a elevação do nível de água nas cidades durante os períodos de chuvas são o enorme volume de lixo que nós, seres humanos, depositamos em locais inapropriados, além da ocupação urbana de áreas cada vez maiores.

A ocupação urbana é uma questão que requer mais tempo para resolver e envolve vários setores da sociedade. Mas, a gente pode contribuir (e bastante!) com a questão do lixo: descartando-o corretamente e, importantíssimo, conscientizando as outras pessoas a fazer o mesmo! Acredite: sem entulho nas vias públicas, em terrenos baldios, córregos, bueiros e rios as enchentes diminuirão muito.

O principal problema para as tubulações nas ruas são os produtos plásticos (como sacolas e garrafas PET). Além de formar uma barreira para o escoamento da água, eles demoram muitos anos para se decompor. Até móveis as pessoas jogam na rua, gente!

Mas como vocês, motoristas mais gentis, entram nessa história? Praticando e espalhando gentileza no trânsito, oras! Afinal, gentileza também é cuidar dos nossos caminhos, concordam? É não jogar lixo pela janela do carro (que isso é muita falta de educação) e separar tudo o que consumimos no trânsito para jogar na lixeira. Aquela lata de refrigerante e o saco de salgadinho ou de pipoca doce, então, nem pensar em jogar fora antes de chegar ao seu destino, certo?

E isso serve para quem está a pé, de carona, de bicicleta, de trem, metrô, ônibus, barquinho, jangada, navio (esquecemos de alguém?) e não apenas para os automotivos! A lição de tudo isso é simples: seja mais gentil com o meio ambiente e ele será bem mais gentil com a sua cidade – inclusive com o trânsito dela! Ou alguém aqui gosta de enfrentar as consequências das enchentes?

Agora conta pra gente: vocês já passaram algum aperto por causa de alagamentos? Já presenciaram ou praticaram alguma gentileza no trânsito quando houve uma enchente na sua cidade? E pessoas jogando lixos nas ruas?

Fonte: Trânsito Gentil | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: