quarta-feira, abril 10, 2019

Terceiro turno nos postos de saúde será implantado em todo país

O Ambulatório do Trabalhador, ideia executada em Teresina na gestão do ex-prefeito e atual senador, Elmano Férrer, irá garantir consultas e exames no período noturno.
Senador Elmano Ferrer falou sobre a ideia pioneira do terceiro turno nos postos de saúde
O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou a ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde de todo país, durante a Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília, nesta terça-feira (09). Na oportunidade, convidou o senador Elmano Férrer para falar sobre a ideia pioneira, implantada em Teresina, em 2012, na sua gestão como prefeito de Teresina, o Ambulatório do Trabalhador, que oferecia ao usuário do SUS a opção de consultas em diversas especialidades e exames no período noturno.

O senador Elmano Férrer apresentou, ainda no mês de março, o projeto pioneiro em Teresina ao presidente da República Jair Bolsonaro, que manifestou imediato interesse em implantar a ideia do terceiro turno nos postos de saúde de todo país. “O Ambulatório do Trabalhador foi concebido para atender as necessidades e problemas assistenciais observados em Teresina. Uma parcela dos pacientes que necessitam de atendimento encontra dificuldade para sua obtenção, em função do tempo de espera e do horário de atendimento diurno. É meu sonho ver essa ideia sendo implantada em todo país”, afirmou o senador.
O Ambulatório do Trabalhador será implantado em todo o país, afirmou o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta
O ministro da saúde destacou que a proposta já deve ser iniciada em breve a fim de ampliar o acesso as unidades de saúde e diminuir a superlotação de UPAs (unidades de pronto-atendimento) e de prontos-socorros em hospitais. Com a ampliação, casos menos graves seriam redirecionados às unidades de saúde. “As UBS funcionarão na hora do almoço, no período noturno e ou aos fins de semana. O programa funcionará por adesão dos municípios “, afirmou o ministro durante o evento. 

Em Teresina, o Ambulatório do Trabalhador funcionava de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, oferecendo consultas nas especialidades de clínica médica, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria, psicologia, entre outras, além de exames em diversas áreas e vacinação.
Senador Elmano Ferrer foi que apresentou a ideia para o presidente Jair Bolsonaro
A proposta do Governo Federal é tornar a política sobre o tema a nível federal, com estimativa de que ao menos 600 unidades no país já ofereçam atendimento até às 20h.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: