quarta-feira, abril 17, 2019

Hospital Marques Basto passará a oferecer tratamento de radioterapia para pacientes com câncer

Empresário Mirócles Veras, diretor da Maternidade Marques Basto
O Hospital e Maternidade Marques Basto (SPMIP), acaba de ser contemplado pelo Ministério da Saúde com um importante investimento para o tratamento do câncer por meio de radioterapia. Conforme portaria do Ministério, o hospital receberá investimento no valor de R$ 8,8 milhões de reais, devendo começar a operar em janeiro de 2021. O convênio está sendo possível mediante uma luta incansável do diretor do hospital, Mirócles Veras, em tratativas com o Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura de Parnaíba, além da equipe do hospital.
Maternidade Marques Basto
Com a medida, Parnaíba passará a ser a segunda cidade do Piauí a oferecer o tratamento contra o câncer por meio de radioterapia, sendo que até o momento a radioterapia é possível somente em Teresina. Com a instalação do aparelho, o SPMIP terá possibilidade de atender todos os pacientes oncológicos de Parnaíba e região Norte do Estado. Ao contrário da quimioterapia em que há injeção ou ingestão de medicamentos para se misturarem à corrente sanguínea do paciente, na radioterapia é feito a aplicação de radiações ionizantes diretamente no local do tumor, na intenção de erradicar as células tumorais e impedir que elas se reproduzam.

Portaria do Ministério da Saúde
Mirócles Veras destaca que além do investimento na saúde, o hospital também trará para Parnaíba geração de emprego e renda na construção da obra, além do fato de que a nova estrutura deverá abrir novas 100 vagas com média salarial alta. “Acredito que iremos ter em torno de 100 funcionários qualificados e com uma média salarial alta, fora outros empregos diretos e indiretos que serão gerados. No entanto, o mais importante disso tudo é que estaremos salvando mais vidas e é com muita alegria que compartilhamos esta notícia com toda a sociedade”, disse.

Vereador Carlson Pessoa
De acordo com o vereador Carlson Pessoa (PPS), essa conquista desmente boatos espalhados pela esquerda do litoral dando conta de que o tratamento contra o câncer em Parnaíba seria interrompido.

“Fiquei muito feliz com a informação e esta é mais uma prova incontestável de que o tratamento contra o câncer em Parnaíba não irá acabar. Muito pelo contrário, será expandido para o bem de toda a sociedade”, destacou o parlamentar que na sessão ordinária desta segunda-feira (15), solicitou uma Moção de Louvor para o Hospital e Maternidade Marques Basto em reconhecimento do esforço da entidade na luta contra a doença.

Por Luzia Paula | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: