sexta-feira, abril 05, 2019

Defesa Civil, Bombeiros e Capitania dos Portos iniciam trabalho preventivo contra transbordamento do rio Igaraçu

Defesa Civil, Bombeiros e Capitania dos Portos realizam ações preventivas contra os impactos do possível transbordamento do Rio Igaraçu. 
Na tarde desta quinta-feira (04) os representantes da Defesa Civil, Bombeiros e Capitania dos Portos fizeram uma reunião para elaborações de ações que serão encadeadas e preventivas para o enfrentamento de alagamentos e enchentes que vem acontecendo em Parnaíba devido o grande volume de chuva. 


A Primeira ação teve início na manhã desta sexta-feira (05) onde na Avenida das Nações Unidas. De acordo com Capitão dos Portos, Dante está sendo colocada uma grande quantidade de saco com areia de forma preventiva na parte interna mureta de proteção do cais da beira rio, lembrando que foi construída na década de 70. Uma parte desmoronou no ano passado e este ano já houve novo desmoronamento. 
“Vamos fortificar pelo lado de fora e pelo lado da avenida. Queremos evitar que o Rio avance para Avenida e cause um estrago maior. Estamos com uma equipe em um esforço conjunto entre a prefeitura de Parnaíba que trouxe areia e caminhões, Corpo de bombeiros que informa o local exato para colocar o saco porque eles têm mais conhecimento nessa área e do pessoal da marinha que estão trabalhando de forma braçal para colocar o saco areia no local. Um trabalho em equipe”, relatou o Comandante Dante. 

“Com base nisso a gente verificou que aqui perto da capitania existe uma curva do Rio onde está causando uma grande erosão que pode vim a causar um dano maior ali na Avenida das Nações que pode causar um grande transtorno para Capitania, como também as crianças que estudam no Colégio SESC, já estão com área isolada pela Defesa Civil”. 
A Marinha do Brasil por meio da Capitania dos Portos do Piauí também vem acompanhando com cautela o volume de chuva da cidade e analisando os transtornos que pode ocasionar pela elevação e invasão dos rios que são da região do Piauí. Tudo isso é motivo de cautela e de observação. 

O Comandante Dante falou que os parâmetros desses rios são importantes para que a gente possa adotar ações preventivas de modo mitigar quaisquer ações danosas que a cheia dos rios pode trazer principalmente para a população da localidade ribeirinha aquelas que ficam bem próximas do Rio. 
Finalizou dizendo que tem uma equipe de sobreaviso para ajudar alguma comunidade que sofrer algum dano maior pela cheia do rio e também estão acompanhado a cheia da represa da Boa Esperança. “Vamos torcer para que diminua o volume de chuva porque os rios sofrem influencia diretamente”. 
Por: Camila Neto/Blog do B Silva | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: