quarta-feira, março 06, 2019

Resumo pós-carnaval do Campeonato Piauiense de Futebol 2019


Tubarão pode perder a posição nesta quarta em caso de vitória do Altos diante do Piauí.
Mascote do Parnahyba — Foto: Renan Morais

Depois de folga na folia, Piauiense retorna nesta quarta-feira com jogo importante: Piauí x Altos. Jacaré pode dar passo importante para classificação, e Enxuga Rato quer sair da lanterna.

O Campeonato Piauiense volta na Quarta-feira de Cinzas. Depois da folga por causa da folia do carnaval, o estadual inicia o mês de março com Piauí x Altos, às 20h, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. É um duelo da terceira rodada adiado por conta dos compromissos do Jacaré na Copa do Nordeste e Copa do Brasil. O confronto abre o mês decisivo para os clubes na busca pela classificação às semifinais. Serão 12 jogos para descobrir os semifinalistas.

Balanço do que você precisa saber sobre o estadual após curtir o carnaval.

4 de Julho classificado!
O Colorado de Piripiri atingiu pontuação suficiente para não sair mais do G-4 das semifinais. Líder isolado do estadual com 15 pontos, 62% de aproveitamento, a equipe do técnico Paolo Rossi pôde comemorar a vaga antecipada, duas rodadas antes do fim da fase de classificação.

4 de Julho x Altos — Foto: Stephanie Pacheco

A vitória sobre o Parnahyba, a quarta do clube no estadual, sacramentou a ida ao mata-mata.

A classificação acontece porque mesmo com dois jogos pela frente, há outros três duelos diretos entre os adversários: Altos x Flamengo-PI (no Felipão), Flamengo-PI x Altos (no Lindolfo Monteiro) e Parnahyba x Altos (no Pedro Alelaf). Como Altos, Fla-PI e Parnahyba duelam entre si, um deles vai ficar pelo caminho. No pior cenário possível, o Colorado pode cair para a quarta colocação. Mesmo assim, o G-4 é certeza.

O que o 4 de Julho tem como compromisso é assegurar a liderança ou a vice-liderança. Lembrando que 1º e 2º lugares garantem a vantagem de jogar em casa na partida de volta da semifinal e avançar à final com um empate na somatória dos confrontos.

Jogos que ainda faltam ao Colorado:
10/03 River-PI x 4 de Julho, Albertão, às 17h
27/03 4 de Julho x Flamengo-PI, Ytacoatiara, às 20h
River-PI embalado:

Flávio Araújo — Foto: Victor Costa/River AC

Quem também está próximo da classificação é o River-PI. Com quatro vitórias seguidas desde a chegada do técnico Flávio Araújo, o Galo é o time com melhor aproveitamento, com 67% de aproveitamento e só levou um gol nesse período. A ambição do Tricolor, não escondida por Flávio, é terminar na liderança a fase de classificação. Para isso, tem confronto direto contra o Colorado, no domingo.

Jogos que ainda faltam ao Tricolor:
10/03 River-PI x 4 de Julho, Albertão, às 17h
20/03: River-PI x Altos, Albertão, às 20h
27/03 River-PI x Piauí, Albertão, às 20h

Perde e ganha do Parnahyba:
Terceiro colocado, o Tubarão pode perder a posição nesta quarta em caso de vitória do Altos. A situação do Azulino complica mais por causa da oscilação no estadual. O time não consegue ter duas vitórias seguidas: três derrotas, duas vitória e três empates. E pior: o time já tem oito jogos realizados, só faz mais dois e perdeu o lateral-esquerdo Toninho Bahia.

Jogos que ainda faltam ao Tubarão:
09/03: Piauí x Parnahyba, 16h, Lindolfo Monteiro
27/03: Parnahyba x Altos, 20h, Pedro Alelaf

Altos vai "pagar" jogos atrasados
O Jacaré vai entrar de cabeça no Campeonato Piauiense. Em março, o time de Maurílio Silva vai pagar os três jogos adiados das rodadas de fevereiro devido à Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Equipe piauiense com maior carga de jogos na temporada, o Jacaré ainda terá até o fim da fase de classificação do estadual dividir as atenções com três duelos do Nordestão: Náutico, Botafogo-PB e CSA. Ao todos, serão oito jogos no mês, em média, um a cada três/quatro dias.

Para ficar mais aliviado quanto ao assunto semifinais do Piauiense, o duelo contra o Piauí é importante demais. Vencer leva o time a 11 pontos, qualquer outro placar aumenta o drama do Jacaré.

Jogos que ainda faltam ao Jacaré no Piauiense:
06/03 Piauí x Altos, Lindolfo, às 20h
09/03 Flamengo-PI x Altos, Lindolfo, às 18h
13/03 Altos x Flamengo-PI, Felipão, às 15h45
20/03 River-PI x Altos, Albertão, às 20h
27/03 Parnahyba x Altos, Pedro Alelaf, às 20h

Imprevisível, Fla-PI depende apenas de si:
Fora do G-4, o Flamengo-PI não precisa de desespero. Com três jogos pela frente, o Rubro-Negro só depende dele para avançar à semifinal. São dois jogos contra o Altos, na Terra da Manga e Teresina, e um diante do já classificado 4 de Julho, em Piripiri. Contra o Jacaré, briga direta. O Flamengo-PI só venceu o Piauí na fase de classificação. São quatro derrotas, o segundo pior aproveitamento, atrás apenas do lanterna Piauí.

Jogos que ainda faltam:
09/03 Flamengo-PI x Altos, Lindolfo, 18h
13/03 Altos x Flamengo-PI, Felipão, 15h45
27/03 4 de Julho x Flamengo-PI, Ytacoatiara, às 20h

Piauí:
Com apenas uma vitória, o Enxuga Rato precisa vencer o Altos na quarta-feira para não ficar em situação ainda mais crítica na tabela. Se perder ou empatar, pode ser eliminado de vez no domingo, quando recebe o Parnahyba no Lindolfo.

Jogos que ainda faltam:
06/03 Piauí x Altos, Lindolfo, às 17h
09/03 Piauí x Parnahyba, Lindolfo, às 16h
27/03 River-PI x Piauí, Albertão, às 20h


Por Josiel Martins – Globo Esporte / Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: