segunda-feira, março 25, 2019

Previsão de mais chuvas com trovoadas nesta segunda em Parnaíba

Bombeiros resgatando desabrigados. Foto: Corpo de Bombeiros- Pi 
O município de Parnaíba, no litoral piauiense, deve continuar com chuva hoje e nos próximos dias. De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta segunda-feira (25) é de “nublado a encoberto com pancadas de chuva isoladas”. O estado de alerta na principal cidade do litoral continua, pelo menos 11 bairros estão alagados, e estão sendo usadas bombas em carros-pipas para retirar a água das residências.

O Inmet ressalta que a tarde e a noite de hoje no município também deverá ser com trovoadas isoladas. A umidade máxima é de 85% e a mínima é de 55%. Já a temperatura mínima é de 22°C e a máxima ficará em 34°C. A previsão de terça a sexta é de tempo encoberto com chuvisco. 
Desde a última quinta (21) chove em Parnaíba. Há mais de 104 famílias desempregadas e a Prefeitura decretou estado de emergência.  Algumas casas correm risco de desabamento.

Os bairros mais castigados pelas chuvas são: São José, Vazantinha, Piauí, Frei Higino, Catandubas, Santa Luzia, Bairro do Carmo, Cantagalo, Rodoviária, Planalto e São José.

O major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, ressaltou que o trabalho é continuo no resgate das famílias e no escoamento das águas nos bairros alagados.

“As chuvas nas últimas 24 horas não são tão torrenciais com uma janela melhor de trabalho para a gente. As equipes estão sendo substituídas porque é um trabalho cansativo. As equipes estão sendo renovadas na retirada dessas águas porque não tem para onde ela escoar. 
Foto: Inmet
O volume de chuvas foi muito grande, que ocasionou bacias de água e se transformaram em piscinões, alagando várias casas”.
Uma parte da família está sendo alojada em cinco abrigos e outras foram recebidas por parentes em suas residências. “Cidade nenhuma está preparada para receber um volume de chuva que (Parnaíba) recebeu”, acrescentou o major.

O Corpo de Bombeiros intensifica as ações no município. As secretarias estaduais da Saúde, Defesa Civil e Assistência Social e Cidadania, além de órgãos municipais, atuam em conjunto para prestar socorro às famílias. Cestas básicas estão sendo doadas a elas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, informou que 55 bombeiros estão no município na busca e resgate das famílias que estão alagadas.  Atividades estão sendo elaboradas para antecipar possíveis estragos com novas chuvas.

"A chuva que caiu demais acumulou nessas áreas mais baixas e afetou as casas, entrando em algumas que estão com risco de desabamento. Então, estamos fazendo a remoção e resgate deste pessoal", declarou o comandante.

Doações:
O secretário especial da Prefeitura de Parnaíba, Fábio Barros, disse que uma reunião será realizada na manhã de hoje para analisar os últimos dados e determinar novos encaminhamentos. Ele pediu ainda que as pessoas façam doações de roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal às famílias. As sedes das secretárias estão recebendo os donativos.

Jornal da Parnaíba com Informações do Cidade Verde

Nenhum comentário: