segunda-feira, março 18, 2019

Eliaquim nega estar demissionário

Exclusivo: Secretário de Educação Eliaquim Nunes nega estar demissionário e diz que fica até o fim. “Há que se separar fato de fake”, disse o secretário.
Eliaquim Sousa Nunes, secretário municipal de educação do município de Parnaíba
O Secretário Municipal de Educação, Eliaquim Sousa Nunes, após audiência com o prefeito Mão Santa, disse na manhã desta segunda-feira (18), que não procedem as notícias que circularam no final de semana na redes sociais dando conta de sua demissão. Disse que não pediu demissão e continua no cargo, inclusive, trabalhando até aos finais de semana.

Ele afirmou que, como em qualquer governo, existem desentendimentos sobre determinados assuntos, com pessoas com pontos de vista diferentes, mas nada que possa ocasionar atritos mais sérios ou mesmo levar um gestor a pedir demissão das funções.
Eliaquim Sousa Nunes, advogado e pedagogo e atual Secretário Municipal de Educação
Até porque – disse ele – “um trabalho está sendo iniciado e o meu desejo é permanecer à frente da Secretaria de Educação até os últimos dois anos do governo Mão Santa”. E apesar das especulações quanto a sua saída ele afirmou: “continuo o meu trabalho e recebendo o apoio do Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa”.

Ele falou também dos gráficos que o Prefeito Mão santa recebeu e mostrou a ele, comparando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Parnaíba com o de Sobral, no Ceará, mostrando que os números daqui estão muito aquém, fato que gerou preocupação do prefeito Mão Santa, que pediu ao Secretário que tome algumas iniciativas para reverter esse quadro.

Diante disso, Eliaquim Nunes disse que uma comissão será formada para trabalhar junto às escolas verificando o grau de desempenho, inclusive, submetendo os alunos a testes de avaliação, para saber se existiram avanços nas questões relacionadas à leitura e escrita; e também realizar um trabalho de identificação de alunos que estão acima da idade para a série que cursam e, a partir daí, fazer dentro do possível um trabalho de aceleração para colocá-los dentro da faixa correspondente.

O Secretário também informou que vai haver uma bonificação para os professores das escolas municipais que comprovadamente conseguirem melhorar o aproveitamento dos alunos. Cada professor que conseguir colocar em prática projetos nesse sentido e conseguir os resultados desejados, será premiado e o projeto será colocado em prática nas demais escolas do município – disse o Secretário.

Com relação à merenda escolar, Eliaquim disse que existem muitas notícias falsas sobre o assunto. “Há que se separar fato de fake”, disse. Falou que existe hoje na SEDUC uma comissão que acompanha diariamente o fornecimento de merenda para as escolas. Agora – disse ele – existem problemas pontuais mas as escolas não chegam a ficar sem nenhum item da merenda escolar e em alguns estabelecimentos faltam por atraso na entrega por parte do fornecedor.

O Secretário finalizou dizendo que estão sendo combatidos os desperdícios, os excessos e que está implantando uma política de valorização de fornecedores locais, até como forma de baratear os custos dos produtos. Além disso vai haver uma rigorosa fiscalização na entrega dos produtos em cada escola e um acompanhamento do cardápio a ser servido em cada unidade escolar do município.

Por: Bernardo Silva/João Câncio | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: