sábado, março 23, 2019

Bomba do Bairro do Carmo queima durante o temporal de quinta-feira

Bomba de captação de água do bairro N.S. do Carmo não aguenta temporal e queima. Garrafas pet e embalagens plásticas dificultaram o escoamento das águas pluviais.
Bomba com capacidade de 250 litros por segundo não resistiu ao temporal
Após o temporal que caiu sobre Parnaíba na tarde e noite desta quinta-feira (21), o vereador Carlson Pessoa (PPS) vistoriou algumas regiões da cidade e, no bairro Nossa Senhora do Carmo, um dos mais afetados com o temporal, encontrou uma situação crítica em uma das bombas que faz o escoamentos das águas das chuvas do bairro.

Na estação de bombeamento Alberto Silva, que fica na Avenida Chagas Rodrigues, o parlamentar encontrou um amontoado de lixo e garrafas pets, sacos plásticos, embalagens plásticas, junto com a água. Por conta da sucção desses materiais, uma das três bombas que tem uma capacidade para 250 litros por segundo ficou sobrecarregada dificultando o trabalho e queimou durante o intenso esforço da noite passada, contribuindo para que o bairro Nossa Senhora do Carmo ficasse ainda mais alagado.
Lixo plástico descartado na rua é levado pelas águas da chuva até o ponto de captação e dificulta a sucção pelas bombas
O vereador comunicou o fato a Prefeitura de Parnaíba, que ainda na madrugada de ontem já havia decretado estado de calamidade pública no município e autorizado a manutenção ou substituição do equipamento.
Vale lembrar a população que o descarte de materiais plásticos na rua contribui para o entupimento dos bueiros e o desgaste das bombas que não resistem a estes materiais. Nos dias de chuvas o lixo colocado nas calçada deve ser posto próximo ao horário da coleta pelo caminhão e bem acondicionados, evitando assim que uma chuva grossa carregue esse material para junto dos locais de escoamento. Este fato ocorreu em diversos locais no último temporal entupindo bueiros contribuindo com os alagamentos.

Por Luzia Paula, com fotos de Gleitowney Miranda | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: