sábado, março 16, 2019

A decadência do futebol piauiense é falta de gestão....

A época áurea do futebol piauiense foi com o ex-governador Alberto Silva. No seu governo o futebol piauiense foi transformado em um grande espetáculo esportivo. Com o futebol como o carro chefe das ações do seu governo, Alberto Silva foi ao Rio de Janeiro na CBF e peitou o presidente João Havelange.

“Você coloca o futebol piauiense na primeira divisão do futebol brasileiro e nós garantimos construir um estádio com a capacidade para 75 mil torcedores”. Na época a proposta do governador parecia um sonho. Nós tínhamos apenas o acanhado Lindolfo Monteiro.

O fato é que João Havelange aceitou o desafio do governador piauiense e os trabalhos foram iniciados. Mas Alberto sabia que para lotar o Albertão e ganhar a confiança do povo precisava de um time de alto rendimento, um time vencedor.

E esse time foi montado, o Tiradentes, o Tigrão da Policia Militar com grandes jogadores e uma comissão técnica de nível. Jogadores como Caio Cambalhota, Joel, Assis Paraíba, treinadores do nível de Castilho e outros preparadores físicos, enfim, toda uma estrutura humana que precisava de uma estrutura física para o desenvolvimento do trabalho.

O ex-governador mandou então construir o CFAP, um centro de treinamentos que seria utilizado pelo time e a Policia Militar. Até uma parte da imprensa esportiva o Alberto Silva trouxe do Ceará, nomes como Genésio Araujo entre outros que vieram para motivar e multiplicar o futebol piauiense.

Aguarde a continuação de um pouco da história do futebol piauiense da década de setenta.

Por José Gomes – 180 graus / Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: