quarta-feira, janeiro 02, 2019

Tartarugas marinhas encalhadas são encontradas no litoral do Piauí

Os animais foram encontrados na Praia de Atalaia, em Luís Correia, durante o feriado de fim de ano.
Banhistas manuseiam tartaruga na Praia de Atalaia, em Luís Correia — Foto: Bom Dia Piauí
Uma cena surpreendeu turistas durante o réveillon na praia de Atalaia, em Luís Correia, no litoral do Piauí. Tartarugas marinhas foram vistas encalhadas na areia. De 20 de dezembro de 2018 a 2 de janeiro de 2019, foram contabilizados 18 encalhes. Em 2018, o número de encalhes chegou a 115.

De acordo com a bióloga Werlanne Magalhães, bióloga do Instituto Tartarugas do Delta, esses números são reflexo da qualidade e saúde ambientais. “A gente precisa entender que a gente tira alimento e água desse ambiente, que está cada vez mais contaminado com esse lixo, descartado de forma errada”, declarou.


A bióloga reforçou, ainda, que turistas não tentem manusear o animal, mesmo que seja em uma tentativa de colocá-lo de volta no mar.

“A gente orienta que as pessoas entrem em contato com o projeto caso encontrem um animal, para que possamos fazer os primeiros procedimentos. Sendo vivo ou morto, o ideal é que o animal fique isolado. No caso de um animal vivo, orientamos que não tentem fazer a reintrodução, porque mesmo tentando ajudar, há risco de comprometimento do quadro clínico do animal”, reforça.

Por Bom Dia Piauí | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: