sexta-feira, janeiro 18, 2019

Nota de esclarecimento: Não há falta de vacina nas UBS's de Parnaíba

Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Charles Lima

Notícias divulgadas por opositores ao governo Mão Santa têm divulgado inveridicamente que as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão em falta. No entanto, o Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Charles Lima, enviou uma nota ao programa Flagrante, apresentado pelo jornalista e vereador Carlson Pessoa, desmentindo tais boatos.


Lima informou ainda que, devido o fato de os insumos serem repassados aos municípios pelo Ministério da Saúde com certo atraso, o setor tem se antecipado e feito estoques para suprir a demanda no caso de eventuais demoras. Com isso, até moradores de cidades vizinhas procuram Parnaíba para se imunizarem.


Como funciona o sistema de abastecimentos de vacina aos municípios:
O Programa Nacional de Imunização (PNI) oferece 27 tipos de vacina à população, sem qualquer custo. Nem mesmo a crise econômica afetou o bilionário orçamento do Ministério da Saúde, estimado em R$ 4 bilhões anuais. As vacinas e insumos são adquiridos pelo governo federal e encaminhados aos governos estaduais que distribuem aos municípios que ficam encarregados da vacinação.
Confira a nota na íntegra:Nos últimos anos o Ministério da Saúde tem deixado faltar algumas vacinas. Sempre deixam de enviar uma ou outra vacina. Mas aqui no município, apesar de tudo, fazemos estoque pra não deixar faltar. A vacina HPV que se referem não está em falta. E todos os pedidos que os postos nos enviam são prontamente atendidos. Então, não procede o desabastecimento dessa vacina. O movimento que há na verdade é o contrário, pessoas de outros municípios vêm pra cá, pois, como fazemos estoque, às vezes temos vacinas que não tem em municípios da nossa região.


Jornal da Parnaíba com informações do Blog do Pessoa

Nenhum comentário: