terça-feira, janeiro 29, 2019

Feira Social leva saúde, bem-estar e lazer aos moradores de Ilha Grande

Foram três dias de muitas ações de cidadania no município de Ilha Grande-PI durante a primeira edição da Feira Social “Cuidado que se transforma em Carinho”. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente nesta sexta-feira (25/01) foram realizadas 15 pequenas cirurgias e atendimentos em geral na Unidade Básica de Saúde João Furtado da Costa. 

Desde quarta-feira, dia 23, os moradores de Ilha Grande estão sendo beneficiados com as ações da Feira Social que faz parte da programação do aniversário de 25 anos de emancipação política do município. Segundo o deputado estadual Dr. Hélio (PR), que participou efetivamente do evento, a atividade é um avanço para o município no aspecto da assistência pública à saúde.

“É muito importante levarmos esse serviço onde a comunidade está. Além das pequenas cirurgias, tivemos na quinta-feira (24) um mutirão de eletrocardiograma. Parabenizo o prefeito Herbert Silva e a secretária municipal de saúde Bernardete Leal pela sensibilidade. A feira é um avanço nesse processo de reestruturação da saúde pública de Ilha Grande”, pontou o deputado. 

O prefeito Herbert Silva acompanhou de perto as ações da feira e destacou as parcerias que foram firmadas para a realização do evento. “A feira social é uma realização da Prefeitura de Ilha Grande-PI com o apoio do Governo do Estado, do deputado estadual Dr. Hélio e da vereadora do município Cristiane”, disse.  
Lazer, cidadania e meio ambiente

A programação da Feira Social contou também com aferição de pressão e glicemia, atendimento nutricional, palestra com o oncologista Nereu Tomaz, corte de cabelo masculino e feminino, designer de sobrancelhas, aulas de zumba, assessoria jurídica e ação de educação ambiental com entrega de mudas de plantas. 

“Foram entregues aproximadamente 100 mudas de ipê roxo, palmeiras e cajueiros. Todos que receberam fizeram um preenchimento de um formulário. A ideia é fazer um monitoramento contínuo com orientações sobre o plantio, adubação e podas para que se possa ter melhores resultados das mudas doadas. Com esta ação, foi dado início a um projeto de arborização urbana da cidade de Ilha Grande, que irá contemplar também os espaços públicos como praças, escolas e ruas do município”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Adilson Castro. 

Outro destaque do evento foi a expedição de carteiras de identidade. Segundo a secretária de administração de Ilha Grande, Rose Freitas, foram emitidos cerca de 200 registros. Neste sábado (26/01), data de aniversário do município, a expectativa é que mais 250 carteiras sejam expedidas. 






Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: