segunda-feira, janeiro 28, 2019

Cuidado ao dizer como é feita a 'Maria Isabel' em inglês

Por Ribamar Aragão


Cuidado ao dizer como é feita a 'Maria Isabel' em inglês

Era 1999. Três jovens europeus (a garota de Londres, um de Viena e o outro de Bruxelas; todos com 18 anos) estavam visitando o litoral do Piauí, via intercâmbio. Fui convidado por um grupo de jovens universitários daqui para ajudar a recepcioná-los com um almoço típico da região. Vindos de Fortaleza, eles chegaram bem cedo da manhã e logo foram conhecer as belezas do Delta do Parnaíba.

Voltaram à cidade por volta de 11 horas e o almoço já estava feito em restaurante da Avenida São Sebastião. Eu não sabia do cardápio (achei que seria torta de caranguejo ou de camarão), mas era outro. Dois universitários daqui falavam um pouco de inglês e os visitantes se esforçavam para entender o nosso português.

Na hora foi servida uma maria isabel de carne de sol, muito bem feita e apetitosa. O olhar dos gringos para a comida já não era dos melhores. Eles colocaram algumas colheres no prato, e por educação, até porque devem ter sido orientados sobre comidas exóticas da América Latina, e começaram a degustar o alimento, com receio.

Não gostaram muito do sabor porque o gosto realmente é forte e bem diferente do que habitualmente consomem em seus países. Até aí tudo bem.

Mas, mas,...um dos integrantes do grupo de universitários daqui resolve (acho que para mostrar um pouco do seu inglês meia-boca) dizer para os jovens europeus do que era feita a maria isabel. Ao invés de dizer que a maria isabel era feita com carne seca, a criatura comentou que era uma "rotten meat", ou seja, à base de carne podre, apodrecida. O universitário não soube se expressar direito, e usou o termo errado para dizer algo próximo do que seja carne de sol em inglês.

Ainda lembro da cara de nojo dos europeus, como se nós estivéssemos feito uma pegadinha com eles. Eu baixei a minha cabeça de vergonha. Depois, uma pessoa do intercâmbio explicou detalhadamente, e de forma correta, como era feita a maria isabel. E tudo terminou bem. Toda vez que como maria isabel lembro daquela cena.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: