quinta-feira, dezembro 13, 2018

Parnaíba realiza Projeto sobre violência contra a Mulher

O campus Parnaíba realizou uma roda de conversa com a socióloga e advogada Jahyra Kelly Sousa, a assistente social do campus Karolina Nogueira, a professora Charlene Silva, a psicóloga Hortência Evelyn e a aluna Emilly Horta, com o tema “Os tipos de assédio e a Lei Maria da Penha” no auditório do campus. Na oportunidade, aconteceu a exposição de arte “Deusa e Mulher” da professora Charlene Silva.

A atividade integra o projeto de extensão “Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher” coordenado pela professora do campus Márcia Regina Araújo e acontece no campus desde 2013. Nas edições anteriores, já foram abordados temas como Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher, a cultura do estupro e os tipos de assédio.
Além da roda de conversa, aconteceu também, ao longo do desenvolvimento do projeto, a palestra com o tema “A violência contra a mulher e os seus efeitos no cotidiano” proferida pela psicóloga Hortência Evely para estudantes do ensino fundamental da Unidade Escolar Francisco Correia, com o apoio da pedagoga Aucioneide Lopes.

Na oportunidade, as alunas do curso de Química Ariane Duarte e Layanne Silva, integrantes do projeto, fizeram uma contação de história sobre o livro de Ana Maria Machado, intitulado “Menina Bonita do Laço de Fita”. Essa perspectiva teve como motivação, além do mês da não violência contra a mulher, a integração com o tema Dia Nacional da Consciência Negra, no intuito de trabalhar a autoestima das crianças envolvidas no projeto.
Para a professora Márcia Regina, os temas da Não violência contra a mulher e o Novembro Negro são complementares e de demandas urgentes, já que a mulher negra é a que mais sofre violência doméstica, de acordo com as estatísticas. A discriminação racial, o abismo social, econômico e geográfico fazem com que as denúncias não sejam feitas, o que repercute diretamente na reprodução desse quadro alarmante de violência contra as mulher no Brasil.

Edição: Klise Albuquerque/Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: