quarta-feira, dezembro 19, 2018

Mais de 100 escolas da rede estadual não encerram período letivo em 2018

O problema aconteceu por que o período letivo foi interrompido por greves que atingiram as escolas durante o ano. Em algumas unidades, as aulas devem se estender até o mês de março e abril de 2019.
Movimentação em escolas estaduais continua intensa em dezembro — Foto: Reprodução/ TV Clube
O ano letivo que não acabou: Mais de 100 escolas da rede estadual de ensino não encerram período letivo em 2018; Na Unidade Escolar Benjamin Baptista, em Teresina, as aulas devem se estender até o mês abril de 2019.

Alunos de cerca de cem escolas da rede estadual de ensino não poderão encerrar o ano letivo em 2018, e devem continuar nas salas de aula até fevereiro ou março de 2019. O problema aconteceu por que o período letivo foi interrompido por greves que atingiram as escolas durante o ano. Ao todo, foram 77 dias em greve.

De acordo com o calendário oficial da Seduc (Secretaria de Educação do Piauí), nas escolas estaduais deveriam acabar na próxima sexta-feira (21), e os alunos entrariam de férias. Mas a circulação continua intensa nestas cerca de cem escolas com calendário atrasado. O final do período letivo varia de escola para escola.

Na Unidade Escolar Benjamin Baptista, no Centro de Teresina, as aulas devem ir até abril. Os professores da escola não concordam com o calendário. “Não vamos abrir mão das nossas férias, dispositivo legal e constitucional, está no plano de carreira”, disse o professor Sérgio Rocha.

Enquanto isso, a única certeza dos alunos é que as aulas continuam. A obrigação das escolas é cumprir no mínimo 200 dias de aula por período letivo. Para compensar o atraso, algumas unidade estão realizando aulas de reposição.

Para a estudante Brenda Garcia, os alunos acabam recebendo os conteúdos de forma apressada, o que pode prejudicar o aprendizado. “Isso acaba sufocando os alunos, por que ficamos pensando muito em como vamos resolver esse período letivo para passar de ano direto”, disse a estudante.

De acordo com o Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí), calendário 2019 letivo segue normalmente em 2019 para cumprir os 200 dias letivos, conforme prevê a legislação sem prejuízos a professores e estudantes. O encerramento do período letivo deve seguir o calendário de cada escola.

O prazo para matriculas de novos alunos da rede estadual de ensino termina nessa sexta feira (21). A matricula é online e destinada apenas para novos estudantes. A matricula online será confirmada pela matricula presencial, a ser realizada entre 8 a 10 de janeiro de 2019. Para efetuar matricula online é preciso acessar o site da Seduc.

120 mil vagas serão distribuídas em 2019, entre ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, educação especial, ensino em tempo integral e Educação para Jovens e Adultos (EJA). O início do período letivo está previsto para 18 de fevereiro de 2019.

Fonte: PITV | Edição: Klise Albuquerque/Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: