quarta-feira, dezembro 12, 2018

Confira a relação das piores e melhores prefeituras do Piauí em transparência

O levantamento revela as 50 piores prefeituras do Piauí em transparência. Apenas 24 prefeituras apresentaram atualização em dezembro de 2018. Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Buriti dos Lopes estão entre as piores.
O Portal 180graus disponibiliza as 50 piores prefeituras do Piauí em ternos de transparência, no tocante à falta de disponibilização de informações públicas. O levantamento é do grupo de pesquisa atrelado ao Blog Bastidores. Os dados são atuais e foram concluídos nesta terça-feira (11).

As informações evidenciam que muitas prefeituras do Piauí parecem não dar a mínima para leis que ditam a necessidade de divulgação de dados públicos, muito menos para órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado e o próprio Ministério Público Federal, que já cobraram inúmeras vezes que as administrações públicas municipais se adequassem à legislação brasileira.

O Guia de Implantação de Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU) informa que a atualização dos portais deve ser feita em “tempo real”.

“De acordo com o Decreto nº 7.185/2010, que regulamenta a LC nº 131/2009, a expressão “tempo real” significa que as informações devem estar disponíveis até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no sistema adotado pelo município, sem prejuízo do desempenho e da preservação das rotinas de segurança operacional necessários ao seu pleno funcionamento”, traz o manual.

As prefeituras, no entanto, alegam falta de estrutura e até problemas de conexão com a internet.

- Veja as 50 piores, os prefeitos e como estão os portais da transparência de cada uma dessas prefeituras. 
Relação da 50 piores prefeituras em Transparência
O levantamento feito inclui todos os 223 municípios do Piauí, à exceção somente da capital Teresina. 

Abaixo as cidades com os dados mais recentes, em ordem de atualização decrescente dos seus respectivos portais da transparência.



Por Rômulo Rocha/180graus | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: