domingo, novembro 11, 2018

Peixe-boi resgatado no litoral do Piauí é levado para Centro de Reabilitação em Pernambuco

Filhote de peixe-boi resgatado no Litoral do Piauí é levado para Centro de Reabilitação em Pernambuco; Animal do sexo masculino, com 1,30 metro, retornará para Cajueiro da Praia daqui a dois anos.
O filhote de peixe-boi resgatado na Praia do Coqueiro, em Luís Correia, foi levado neste sábado (10) para um Centro de Reabilitação em Pernambuco. Ele estava há quatro dias em uma piscina em Cajueiro da Praia, desde que encalhou no litoral piauiense.

“É um ganho porque a gente entende que a população está crescendo, mas ao mesmo tempo ela vem migrando para uma área que não tem uma zona de arrebentação tão natural. Os filhotes acabam se desprendendo porque as ondas são muitos fortes. A cada encalho que acontece precisa de recurso, demanda pessoas, uma mega operação”, comentou a bióloga Liliana Sousa.


O peixe-boi do sexo masculino mede 1,30 metros e foi batizado de Lenon. Para o transporte, ele foi enrolado em uma manta e com a pele sempre sendo hidratada foi levado até o Aeroporto de Parnaíba. Este é o segundo filhote que encalha com vida nas praias piauienses, o que é preocupante.

“Nossa preocupação é preservar a espécie ameaçada de extinção”, declarou o técnico de monitoramento Cláudio Ferreira.

Segundo o Instituto Chico Mendes, o filhote está bem de saúde, mas precisa ser transferidos para um centro de reabilitação. "Ele vai para a Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, onde temos um centro de reabilitação especializado em mamíferos aquáticos", disse o coordenador da base peixe-boi, Heleno dos Santos.

O filho deve retornar para o Piauí depois de dois anos. Até lá, ele vai ficar em cativeiro artificial, em seguida um seminatural e para depois voltar para Cajueiro da Praia.

"Consideramos que a introdução do filhote aqui seria arriscada, nas condições de tempo que hoje a gente tem, ou seja, uma maré gigante, ventos fortes e o local de encalho poderia deixar uma situação de risco por uma empreitada sem sucesso", explicou a analista ambiental Patrícia dos Passos.

Fonte: PITV 2 | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: