quarta-feira, novembro 07, 2018

Filhote de peixe-boi encalha no litoral do Piauí e é resgatado

Após encalhar duas vezes o animal permanecerá em cativeiro até os dois anos, quando poderá retornar ao mar.
Pescadores e turistas devolvem peixe boi ao mar em Luís Correia
Um filhote de peixe-boi marinho encalhou duas vezes na terça-feira (6) na praia do Coqueiro, em Luís Correia, litoral do Piauí. Na primeira vez, turistas tentaram levar o animal para perto dos pais, mas ele voltou para a areia e foi resgatado por biólogos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O chef de cozinha Fernando Araújo tentou a primeira reintrodução do animal ao seu habitat natural. “Vi a movimentação de turistas, troquei de roupa e entrei na água. Toda vez que a gente colocava na água, ele voltava, aí eu nadei cerca de 20 metros e deixei ele perto da mãe e do pai dele”, contou.
Turistas tentaram reintroduzir o peixe-boi na natureza. — Foto: Carlos Marins/Arquivo pessoal
Segundo Heleno Francisco, coordenador da Base Peixe-Boi, localizada em Cajueiro da Praia, essa foi a ação mais correta. “É a atitude perfeita. Se ele não estiver doente ou machucado, o ideal é deixar ele perto dos pais, porque esse animal é amamentado até os dois anos”, explicou.

Contudo, horas depois, o filhote voltou a encalhar. A situação não é comum, o que deixa os especialistas em alerta porque o animal pode estar doente. Devido ao encalhe recorrente, o filhote foi resgatado e passará por um processo de biometria.
Filhote de peixe-boi foi resgatado e será levado para Centro de Recuperação. — Foto: Reprodução/ICMbio
“Vamos medir, pesar, coletar fezes, sangue, pele, será um processo laboratorial para obter dados sobre a saúde, saber por que ele está encalhando. Depois ele irá para um centro de recuperação, onde será amamentado em cativeiro até poder voltar ao habitat natural”, disse o coordenador.

Ameaçados de extinção
O último encalhe de peixe-boi no litoral piauiense aconteceu em julho deste ano, mas o animal já estava morto. Antes disso, o último caso havia sido registrado em 2012. A maior preocupação dos especialistas se dá porque o animal está ameaçado de extinção.
Animal chamou a atenção dos banhistas na Praia de Atalaia, no município de Luís Correia. — Foto: Instituto Tartarugas do Delta.
“A gente precisa entender por que estão acontecendo esses encalhes, que antes não aconteciam. Pode ser o lixo jogado na praia, a interação com a pesca de arraste, ou ter contraído alguma doença”, disse a bióloga Liliana Sousa, coordenadora do Projeto Pesca Solidária, que luta pela proteção dos peixes-boi do Piauí.

Clique AQUI e assista reportagem completa com Kairo Amaral para PITV 1ª Edição

Fonte: Bom Dia Piauí, G1 PI | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: