segunda-feira, outubro 22, 2018

Zé Filho participa de 15ª reunião da Associação Nordeste Forte

Lá foi discutida a proposta de uma maior integração entre os estados por meio da atuação em rede das unidades do SENAI da região.
Zé Filho participa de reunião | Foto: Divulgação/Ascom
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Zé Filho, participou nesta sexta-feira (19) da 15ª reunião da Associação Nordeste Forte em Salvador, onde foi discutida proposta de uma maior integração entre os estados por meio da atuação em rede das unidades do SENAI da região.

Pela proposta, o portfólio de serviços das unidades do SENAI do Nordeste seria unificado, ampliando a quantidade de soluções oferecidas às empresas.

Zé Filho participa de 15ª reunião da Associação Nordeste Forte | Foto: Divulgação/Ascom
Pensada por gestores de regionais do SENAI presentes na reunião, a sugestão foi acolhida pelos presidentes das federações de indústria do Nordeste. O plano de trabalho da proposta será apresentado na próxima reunião da Associação, que será realizada no dia 27 de novembro, em Brasília.

“Até pelas suas riquezas o NE tem se sobressaído no cenário nacional. Tem deixado de ser o ‘coitadinho’ para ser produtor: de automóveis, de energia, de riqueza no agronegócio e em outras áreas. Entendemos que o NE precisa vencer as desigualdades regionais e a indução ao desenvolvimento da indústria pode ganhar muito com este trabalho em conjunto que está nascendo na Bahia, hoje”, afirmou o pelo presidente da Fiern, Amaro Sales Araújo, que preside também a Nordeste Forte.

Segundo Zé Filho esta proposta de maior integração entre os estados do Nordeste já vem sendo discutida há muito tempo. A padronização das ações do SENAI acontece em nível nacional, mas os estados nordestinos tem características e demandas que as vezes se diferenciam do resto do país.

“Essa atuação em rede considerando as características do Nordeste pode melhorar e muito a forma de atender. A Associação Nordeste Forte surgiu com essa proposta de melhorar a oferta dos nossos serviços e atuar em conjunto na defesa do desenvolvimento do Nordeste e está cumprindo esse papel”, pontua Zé Filho.

O Diretor Regional do SENAI-PI Mardônio Neiva e o Diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto, também participaram da reunião. Para o anfitrião, presidente da FIEB, Ricardo Alban, o trabalho exigirá das equipes e dos gestores “uma nova disciplina, baseada na cumplicidade, para que os serviços ofertados por cada SENAI sejam complementares, jamais concorrentes”, disse.

Defesa de interesses – Na ocasião, a especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Isabel Mendes, citou algumas das questões de interesse do Nordeste acompanhadas no Congresso e no Senado. A mais importante, neste momento, é a redução dos 75% do Imposto de Renda dos Incentivos Fiscais (que beneficia as empresas titulares de projetos de implantação, modernização, ampliação ou diversificação de empreendimentos), que vence em 31 de dezembro.

“É muito importante que se prorrogue esta redução, pois este instrumento, hoje o principal da Sudene. Muitas das empresas presentes no Norte e no Nordeste do país estão nestas regiões por conta deste incentivo fiscal. Sem este incentivo, elas não permanecerão, pois não tem competitividade”, pontuou.

 Participaram da Reunião, além do presidente da FIEB, Ricardo Alban, os presidentes das Federações da Indústria do Maranhão, Edilson Neves; Rio Grande do Norte, Amaro Sales Araújo; Paraíba, Francisco Gadelha; Piauí, Zé Filho; Pernambuco, Ricardo Essinger e Ceará, representado por Carlos Prado.

Eleição
Durante o encontro, toda a chapa da Associação foi reeleita por mais dois anos. Com isso, o presidente da Nordeste Forte permanece Amaro Sales de Araújo (FIERN), os demais oito presidentes das federações são vice-presidentes

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: