domingo, outubro 28, 2018

Incêndio florestal é controlado após devastar 10 km de mata no Norte do Piauí

Fogo que já durava dois dias foi contido na noite dessa sexta-feira (26) e bombeiros vão permanecer no local durante este sábado (27) para monitorar a área queimada.
Incêndio florestal é controlado após devastar 10 km de mata no Norte do Piauí — Foto: Kairo Amaral/TV Clube
Durante o combate ao fogo, os bombeiros encontraram alguns animais perdidos em meio às chamas. Alguns dos bichos morreram, mas o Corpo de Bombeiros ainda não sabe informar quantos foram.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a comunidade Amargosa, que corria risco de ser atingida pelo incêndio, está fora de perigo. O morador Pedro Valdemiro, foi um dos primeiros a perceber o fogo que, segundo ele, teve o primeiro foco há cerca de cinco dias.

“O fogo começou em um lugar chamado Lagoa do Cadoz. Há três dias estamos tentando controlar. Se não fosse a presença dos bombeiros, tudo aqui iria ser destruído, inclusive a comunidade Amargosa”, disse.
Incêndio florestal é controlado após devastar 10 km de mata no Norte do Piauí — Foto: Kairo Amaral/TV Clube
No combate às chamas, o Corpo de Bombeiros utilizou um drone que auxiliou a identificar a localização dos focos. Outra técnica utilizada na contenção das chamas, conhecida como “contra fogo”, formou uma grande barreira de isolamento, queimando a vegetação seca que poderia ser consumida pelo incêndio.

“Não combatemos o fogo apenas com água. O fogo também é nosso aliado nesse contra-ataque. Quando o incêndio chega nessa faixa que já queimamos, ele não tem mais combustível para se propagar”, explicou o major Rivelino Moura.

Árvores centenárias
Árvores centenárias foram queimadas durante o incêndio no Norte do Piauí — Foto: Kairo Amaral/TV Clube
Conforme o Corpo de Bombeiros, árvores centenárias foram queimadas durante o incêndio. “Temos aqui árvores que levaram anos para atingir esse porte e por conta do fogo tudo foi extinto. Agora a natureza vai levar um tempo bem maior para se reconstruir”, afirmou o tenente Thompsom Thauzer, do Corpo de Bombeiros.

“A orientação nesses casos é que se evitem queimadas em locais como esse. E se for necessário fazer, que sejam feitos todos os meios de controle com aceiro, para evitar que se propague e chegue às residências”, alertou o tenente.

Bombeiros monitoram área queimada no Piauí
A área atingida pelo fogo está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Ibiapaba. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Cocal dos Alves, o local também abriga pinturas rupestres.

“É uma área de preservação ambiental. Através de estudos, já comprovamos a existência de pinturas rupestres, e é justamente a região atingida pelo incêndio. Um prejuízo sem precedentes para o nosso município”, lamentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosilda Vieira.

A secretária informou que assistentes sociais do município estão fazendo um levantamento sobre os prejuízos dos moradores que tiveram propriedades rurais atingidas.

Por Kairo Amaral, G1 PI | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: