segunda-feira, outubro 01, 2018

Bolsonaro tem 35% dos votos válidos; Haddad tem 27%, diz pesquisa BTG Pactual

Pesquisa BTG Pactual: Bolsonaro tem 35% dos votos válidos; Haddad tem 27%. O levantamento foi feito em 29 e 30 de setembro. Se a eleição fosse hoje, a disputa no segundo turno seria entre Bolsonaro (PSL) e Haddad (PT).
Levantamento encomendado pelo banco BTG Pactual à FSB Pesquisa mostra que Jair Bolsonaro, candidato ao Planalto do PSL, tem 35% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) aparece com 27%.
O Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, 2.000 eleitores com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (Ufs). A margem de erro no total da amostra é de 2pp, com intervalo de confiança de 95%.

A amostra é controlada a partir de quotas de: (a) sexo, (b) idade, (c) região e (d) tipo de telefonia (fixa e móvel). Após a pesquisa, foi aplicado um fator de ponderação para corrigir eventuais distorções em relação ao plano amostral.
As entrevistas foram telefônicas, realizadas por entrevistadores por meio de telefones fixos e móveis, nos dias 29 e 30 de setembro de 2018.

A pesquisa traz também a intenção de votos válidos dos candidatos à Presidência. Os votos válidos são calculados com base na soma de intenção de votos recebidas por todos os candidatos juntos, descontando-se os percentuais de “Branco”, “Nulo”, “Ninguém/Nenhum”, “Não Sabe” e “Não Respondeu”.


Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05879/2018. 

Estatístico responsável: Neale El-Dash, Conre 8656-A.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: