quinta-feira, agosto 23, 2018

Gaeco divulga lista dos presos da Operação Escamoteamento

Dos mandados de prisão preventiva, dois foram contra o ex-prefeito de Buriti dos Lopes e atual diretor da Adapi, Bernildo Duarte Val e seu irmão Juscelino Duarte Val.
Residência do ex-prefeito e atual diretor da Adapi, Bernildo Duarte Val
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Piauí divulgou a lista das pessoas que foram presas durante a 3º fase da Operação Escamoteamento, deflagrada na manhã desta quinta-feira (23), que teve como objetivo cumprir sete mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 16 de buscas e apreensões expedidos pelo juiz da Vara Única de Cocal.

Gaeco e Polícia Rodoviária Federal agem de maneira conjunta na Operação Escamoteamento Dos mandados de prisão preventiva, dois foram contra o ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Duarte e seu irmão Juscelino Duarte.

Outros dois mandados de prisão temporária foram contra o ex-secretário municipal Ademir Felipe e o funcionário público Islano Ramabir. Os demais 9 mandados de prisão foram contra empresários do Estado do Ceará.

Sete mandados de prisão preventiva foram para:
  • -Bernildo Duarte Val, ex-prefeito de Buriti dos Lopes e atual diretor da Adapi
  • -Juscelino Duarte Val, irmão do ex-prefeito Bernildo
  • -Carlos Kenede Fortuna de Araújo, conhecido como Carlinhos Pezão, sócio-proprietário da empresa Vicosel Construções e Serviços, que mora em Tianguá, no Ceará
  • -Jasem Nunes, proprietário da J. Nunes Empreendimentos - ME e sócio-cotista na empresa L J Serviços e Construções Eireli, que mora em Tianguá, no Ceará
  • -Francisco Elânio Moreira Arruda, empresário que mora em Tianguá, no Ceará.
  • -Lindomar Sousa Nunes, é servidor público e mora em Tianguá, no Ceará
  • -Gerlan Nunes, é um empresário que também mora em Tianguá, no Ceará.

Os seis mandados de prisão temporária foram para:
  • -Ademir Felipe Teixeira Nascimento Filho, empresário e ex-secretário municipal de Buriti dos Lopes.
  • -Islano Ramabir Silva Pereira, funcionário público da prefeitura de Buriti dos Lopes.
  • -Ícaro Rafael de Sousa Arruda, empresário e ex-secretário de finanças de Viçosa, no Ceará.
  • -José Sidney Dourado Gomes, empresário que mora em Tianguá, no Ceará.
  • -Francisco Zerbini Dourado, que mora em Tianguá, no Ceará.
  • -Francisco Fausto de Oliveira Neto, proprietário da Ágile Construções e Locações de Máquina Eireli, de Fortaleza, no Ceará.

O juiz Carlos Augusto Arantes Júnior, da comarca de Cocal, ainda determinou o bloqueio das contas pessoais de todos os 13 presos, no valor total de R$ 8.388.822,64 milhões.

A investigação
O juiz Carlos Augusto Arantes Júnior, da comarca de Cocal, foi o responsável por expedir no dia 22 de agosto os mandados de prisão preventiva e temporária, além dos de busca e apreensão, com base na investigação realizada pelo Gaeco. A investigação se iniciou após a então vereadora Adriana Luiza Passos Borges apresentar uma notícia-crime pedindo a investigação criminal para apurar suposta atuação de organização de fraudes em licitações na cidade de Cocal, com a participação de empresas do Ceará que eram contratadas e realizavam obras de baixa qualidade. Essas empresas atuaram em Cocal, Buriti dos Lopes e Bom Princípio.

Em 2017, a operação prendeu várias pessoas pelo esquema de corrupção que teria ocorrido na prefeitura de Cocal. Agora o foco é a prefeitura de Buriti dos Lopes, na gestão do ex-prefeito Bernildo Val, que encerrou seu mandato em 2016. Uma delatora acabou denunciando o esquema em Buriti dos Lopes. Ela trabalhava para os empresários Carlos Kenede Fortuna de Araújo, conhecido como Carlinhos Pezão, e Rodrigo Fortuna de Araújo.

Conforme informações dessa delatora, “em 2012 , Carlos Kenede, era amigo do prefeito da cidade de Viçosa, no Ceará, com quem manteve vários contratos de serviços, como de limpeza pública e obras. Assim, o Prefeito de Viçosa apresentou Carlos Kenede ao prefeito da cidade de Cocal, Rubens de Sousa Vieira, que por sua vez o apresentou ao prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Duarte Val e este o apresentou a Francisco Apolinário Costa Moraes, prefeito de Bom Princípio, dando início assim ao esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e diversos outros crimes contra a Administração Pública envolvendo estas Prefeituras e seus gestores, grupo criminoso este liderado por Carlos Kenede”.

Segundo o juiz, a investigação apontou que “Carlos Kenede usava sua influência e amizade nas cidades retrocitadas, a fim de obter vantagens em licitações e contratos onde, normalmente, obtinha informações privilegiadas sobre determinados editais de licitações para contratação de obras e serviços pela administração pública municipal”.

Esquema
O esquema criminoso nas cidades do Piauí se desenvolveu com base nas informações previamente obtidas por Carlos Kenede sobre editais de licitação e já com um acerto prévio com o prefeito, bem como com a comissão de licitação, Carlos Kenede articulava com determinadas empresas para a escolha da empresa vencedora ocorrendo assim um direcionamento.

As empresas concorrentes em um certame licitatório, eram corrompidas a desistirem e/ou perderem a licitação em detrimento de uma previamente escolhida por Carlos Kenede. A vantagem paga às empresas teoricamente derrotadas era acertada no valor de 1% do valor correspondente a cada contrato, em espécie.

Já Carlos Kenede recebia 5% do valor correspondente a cada contrato e a empresa teoricamente responsável pelo serviço ficava com cerca de 7% do valor do contrato, onde pagaria os impostos inerentes, enquanto os demais valores cerca de 85% a 90% eram repassados em espécie aos prefeitos destas cidades por eles serem os executores da obra contratada, valendo-se de recursos municipais que deveriam ser utilizados para outros fins.

Por Bárbara Rodrigues/Laura Moura/Brunno Suênio/GP1 | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: