quinta-feira, agosto 16, 2018

Encontro de negócios é destaque no Festival Begê Sabor e Sol

Nesta terça-feira (14), também aconteceu palestra sobre energia solar.
Festival Begê Sabor Sol no litoral do Piauí/Foto: Divulgação/Ascom
Um encontro de negócios aconteceu nesta terça-feira (14), como parte do Festival Gastronômico Begê Sabor e Sol, que acontece em Barra Grande até domingo (19). Essa aproximação comercial foi viabilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

O objetivo do encontro foi promover networking, troca de informações e facilitar a aquisição de produtos e serviços entre empresas fornecedoras e empreendimentos, como pousadas e restaurantes, situados em Barra Grande.

Empresas dos segmentos de frutas, laticínios, doces, cachaça, cajuína, castanha, peixes, cervejas artesanais, bebidas, descartáveis, carnes, óleos e energias renováveis estavam entre os empreendimentos fornecedores.

“Essa ação de aproximação comercial é fundamental para dinamizar a economia local e promover a diversificação dos produtos. Barra Grande tem sido cada vez mais visitada por turistas e é importante que os meios de hospedagem ofereçam produtos e serviços de qualidade. Dessa forma, contar com bons fornecedores é uma forma de manter o alto nível dos serviços oferecidos aos clientes”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

A empresa de laticínios Leite Longá participou do encontro de negócios como fornecedora. De acordo com o supervisor de vendas, Antônio Neto, a ação é muito importante para divulgar seus produtos. “Já ofertamos bebidas lácteas, requeijão, doces e outros produtos para diversas cidades de norte a sul do Estado. Nesse encontro tive a oportunidade de conhecer potenciais clientes e mostrar a qualidade da Leite Longá para os meios de hospedagem”, declarou Neto.

A pousada BobZ também participou do encontro de negócios. “Já compramos de diversos fornecedores que estão no evento. Geralmente resolvemos quase tudo pelo telefone. Um dos benefícios desse encontro é a aproximação mais efetiva. Interagir fisicamente é mais vantajoso porque podemos conhecer outros produtos e ainda negociar melhor”, salientou Camila Florêncio, do setor de compras da BobZ.

O gerente comercial da WCarnes Prime, Lucas Serra, destacou a importância do encontro para o empreendimento. “Estar em um mercado tão pujante como Barra Grande é uma excelente forma de expandir nosso negócio. E esse encontro possibilitou estabelecer novos contatos e assim gerar negócios. A expectativa é de que eu feche parcerias com praticamente todas as pousadas que estiveram no encontro”, afirmou Serra. A WCarnes oferece cortes especiais de bovinos, cervejas artesanais e outros produtos.

Outra empresa que mostrou seus produtos no encontro foi a Enayram. O gerente comercial Moisés Cunha elogiou a ação. “Podemos chegar a novos clientes e reafirmar a parceria entre os que já estão na nossa carteira de clientes. Essa ação do Sebrae é muito importante para que haja uma maior interação entre os empresários”, falou Cunha. A empresa oferece vinhos, espumantes entre outras bebidas.

Palestra sobre Energia Solar
Outro destaque do primeiro dia do Festival Begê Sabor e Sol foi uma palestra sobre energia solar, com o engenheiro eletricista, especialista e empresário Dionatas Rayron. Na ocasião, o profissional apontou as normas, benefícios e características da energia solar fotovoltaica. “Essa modalidade de geração de energia tem sido cada vez mais aproveitada nas empresas e residências. A energia fotovoltaica é muito vantajosa, pois é limpa, a médio prazo você tem retorno financeiro e atualmente tem recebido diversos incentivos fiscais”, comentou o palestrante.

Entre os benefícios da energia solar estão: redução de custos com energia elétrica, não faz barulho, não polui, manutenção mínima e fácil instalação. “O Piauí é agraciado pela natureza pois possui diversas fontes de energia renovável. A irradiação solar é uma grande vantagem para investir na instalação de sistemas fotovoltaicos”, destacou a gerente da Unidade de Atendimento à Industria do Sebrae no Piauí, Mirna Rocha.

O Festival Begê Sabor e Sol é uma realização do Sebrae no Piauí, contando com o apoio da Rede Clube, do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi, do Serviço Social do Comércio, Sesc, e da Unimed Teresina.

Jornal da Parnaíba.

Nenhum comentário: