quarta-feira, agosto 29, 2018

Cantora e compositora parnaibana é premiada em Brasília

A artista parnaibana Haynna recebeu o Prêmio na categoria Equidade de Gêneros.
No dia 17 de agosto de 2018, a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal entregou o Prêmio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) a agentes culturais que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Distrito Federal, e a artista piauiense Haynna foi uma das personalidades premiadas na categoria "Equidade de Gêneros na Cultura". 

Haynna nasceu na cidade de Parnaíba (PI). Aos 15 anos iniciou os estudos da música, em específico o canto e o violão popular e logo depois já subia aos palcos integrando as Bandas “Morgana” e “Arquivo Sonoro”. Em Parnaíba, Haynna participou de festivais, concursos e se apresentava nas principais casas de shows, festas, bares e cafés da cidade piauiense.

No ano de 2010, Haynna mudou-se para o Distrito Federal, objetivando ampliar as oportunidades e possibilidades na carreira musical. Em pouco tempo, a cantora apareceu ao lado de grandes artistas da cidade, tendo logo em seguida montado a Banda Haynna e Os Verdes, ao lado de Betinho Matuszewski e músicos convidados.

Haynna encontrou na música – em específico, o rock – um poderoso espectro de desconstruir paradigmas sexuais, de gênero, raça e classe. Com sua voz marcante, inconfundível pelos drives e extensão vocal, a cantora expressa uma aura profunda e matizes da reconexão da música popular brasileira, com a psicodelia sessentista, mesclando-se com outros estilos como o blues, o jazz e o rock and roll. Todos embasados pelo lirismo poético de suas composições.

Nas redes sociais a cantora agradeceu a premiação da Secretaria de Cultura do DF: “(...) Foi muito simbólico receber o prêmio no reinaugurado Espaço Cultural Renato Russo, local tradicional em Brasília, que leva o nome desse grande artista da música que admiro muito! A ficha nem caiu ainda, mas só tenho a agradecer a tod@s que me acompanham até aqui! (...)”.

Edição: Jornal da Parnaíba
Postar um comentário